treinamento-funcional-em-casa
Categories:

Treinamento Funcional em casa, dá para fazer?

Há muitos tipos de treinos para desenvolver diferentes habilidades do corpo. O treinamento funcional é uma das opções mais completas de todas. Isso porque ele trabalha com as habilidades que mais usamos durante o dia a dia. Por isso, o nome é funcional. Seus efeitos práticos fazem muita diferença para quem quer se desenvoler como objetivo de ter mais qualidade de vida. Porém, com academias fechadas, muitas gente começou a se perguntar: dá para fazer treinamento funcional em casa? E, é sobre isso que vamos falar neste post, confira!

Apensar de trabalhar movimentos que já são conhecidos por todos, o treino funcional também tem suas dificuldades. E, até pode ser um programa de treino muito intenso para quem está totalmente sedentário. Por isso, é importante respeitar os limites e ter orientação profissional para se exercitar, mesmo que seja em casa.

Isso porque apesar de simples o treinamento funcional pode chegar a um alto nível de intensidade. E, os movimentos devem ser realziados com atenção e cuidado. Mesmo sendo exercícios de força e resistência já conhecidos, eles trabalham o corpo todo. Por isso, é preciso ter bastante atenção ao realizá-los.

Entretanto, há formas seguras de fazer treino funcional em casa sim. Tudo que você vai precisar é de orientação confiável e alguns equipamentos simples. Com isso já é possível fazer o treino em casa mesmo e aproveitar os melhores resultados. Então, agora que você já sabe que dá para fazer o treino funcional em casa, veja tudo o que você vai precisar para malhar com segurança:

Liberação médica e orientação profissional

O primeiro passo para quem quer fazer o treinamento funcional em casa é passar com um médico. Isso porque esse exercício pode elevar o ritmo cardíaco de forma intensa. Por isso, é preciso ter certeza que de você tem liberação médica para fazer esse tipo de atividade em casa mesmO.

O segundo passo importante é fazer o exercício com orientação profissional. Então, mesmo que você não tenha um personal ou profissional para lhe orientar individualmente, procure pessoas confiáveis no Youtube ou em outros canais. Dessa forma, você terá certeza que fará treinos seguros com profissionais capacitados para isso.

Acessórios para treinamento funcional em casa

Outro ponto importante para fazer o treino funcional em casa é estar preparado. Então, para isso você vai precisar de alguns acessórios. Entre eles: a escada de agilidade, os elásticos para treinos e também os cones e o chapéu chinês.

Dessa forma, você poderá aproveitar o máximo possível do treino. Além disos, os acessórios permitem treinar com mais eficiência as diferentes competências do corpo.

Exercícios para treinamento funcional em casa

Se você pretende seguir um programa de treino funcional, saiba que nenhuma parte do corpo vai ficar de fora. Isso porque por treinar as habilidades do corpo, esse conjunto de exercícios também envolve todas suas partes. Por isso, você pode até ter familiariadade com alguns dos exercícios. Veja os principais:

  • Agachamentos
  • Pular corda
  • Polichinelos
  • Afundo
  • Corrida no lugar

Há outros movimentos e variações, mas esses são basicamente os principais durante esse tipo de treino. Além de queimar muitas calorias, eles servem para trabalhar força e resistência, especialmente, da região central do corpo.

Dicas para quem quer começar o treino funcional

Se você pretende treinar em casa, veja algumas dicas fundamentais para ter sucesso no treinamento funcional:

  • Respeite seus limites
  • Tenha paciência e persista
  • Treine com constância
  • Dedique um espaço da casa para treinar
  • Use roupas confortáveis
  • Aposte nos acessórios certos

Essas são algumas dicas para quem quer ter uma boa melhora na qualidade de vida através dos treinos funcionais. Saiba que esse tipo de treinamento traz inúmeros benefícios. Além disso, ele pode ser uma forma muito divertida e prazerosa de se exercitar em casa mesmo.

Leia também: Como escolher a corda de pular ideal para seu nível?

Deixe um comentário