exercicios-e-cancer-de-mama
Categories:

Exercícios e câncer de mama – 4 benefícios

Os exercícios são bons para a saúde de forma geral! Todas as pessoas nasceram para se movimentar respeitando suas limitações. O sedentarismo acaba sendo um fator que prejudica muito a saúde de homens, mulheres e crianças ao redor do mundo. Por isso, manter uma vida ativa e saudável é o grande segredo para previnir inúmeras doenças e conquistar a famosa “saúde de ferro”. Inclusive, quando falamos de câncer de mama. Você pode estar se perguntando o que exercícios e câncer de mama tem a ver? Tudo! Da mesma forma, que uma vida fiscamente ativa é um ótimo fator para prevenir doenças, os exercícios contribuem muito para o combate e prevenção do câncer de mama.

Ficar sem fazer exercícios físicos por longos períodos de tempo traz diversos prejuízos para a saúde. Além de uma enorme queda na qualidade de vida. A inatividade provoca noites de sono ruins, falta de bem-estar e até mesmo indisposições e doenças que prejudicam o dia a dia. Por isso, é muito importante incorporar a atividade física no dia a dia.

Neste outubro rosa, é importante reforçar que a atividade física é fundamental para prevenir doenças graves como o câncer de mama. Afinal, a origem genética da doença se dá na minoria dos casos. Enquanto a origem comportamental resulta na maioria. Por isso, é essêncial mudar hábitos possíveis para se manter saudável e longe de doenças como o câncer de mama. Veja 5 benefícios dos exercícios no combate ao câncer de mama:

Melhorias em inflamações crônicas

A prática regular de exercícios físicos é ótima para combater e prevenir inflamações crônicas que podem ser fatores de risco para o câncer de mama. Então, ao realizar exercícios, é possível evitar e também melhorar esse tipo de doença que pode desencadear em outras mais graves como o câncer. Sendo assim, é super importante manter uma rotina regular de atividade física. Dessa forma, você irá evitar dores e também fazer a prevenção de diversar doenças.

Prevenção de sobrepeso ou obesidade

Muitas doenças acabam surgindo em decorrencia do sobrepeso e da obesidade e o câncer de mama pode ser uma delas. E a forma mais saudável para combater isso é por meio de uma alimentação equilibrada e também pela prática constante de atividade física. Portanto, ter o peso regular é muito importante para evitar doenças e tratamentos. E um bom caminho para iniciar essa prevenção, é praticar exercícios diariamente.

Redução da gordura visceral

Em alguns casos, o acúmulo de gordura visceral pode acabar ocasionando alguns tipos de câncer, inclusive o de mama. E a prática constante de atividade física contribui para diminuir essa gordura e evitar doenças graves. Da mesma forma que a atividade física contribui para o bem-estar do corpo, ela também ajuda a diminuir essa gordura que ocasiona diversos danos à saúde.

Atuação no estresse oxidativo

Ao incorporar a prática regular de exercícios físicos no seu dia a dia, você também irá ter uma melhora significativa nos níveis de estresse oxidativo. Esse tipo de estresse é provocado pelo desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e a forma como os sistemas de defesa antioxidante atuam. Isso é um fator que pode levar ao câncer de mama e da mesma forma que os outros pontos, o estresse oxidativo também pode ser evitado com a prática de exercícios físicos contínuos.

Esses são alguns pontos sobre exercícios e câncer de mama que servem como um incentivo para deixar a vida sendentária para trás de uma vez por todas. Então, um bom primeiro passo é ir incorporando aos poucos a prática de exercícios do seu dia a dia. Você pode iniciar sua prática em casa mesmo com alguns acessórios Yangfit ou em academias, ao ar livre, em parques… o mais importante é se manter em movimento!

Leia também: Elástico de Academia – Saiba porque vale a pena ter um!