yoga-mat-tipos
Categories:

Yoga Mat – Você conhece os diferentes tipos?

Basicamente, para treinar Yoga você não vai precisar de nada além do seu próprio corpo e atenção plena. Isso porque a prática tem como frentes principais trabalhar o corpo através de várias posturas, combinando com meditação e fluxo respiratório. Então, no geral, nenhum equipamento é necessário. Mas, o yoga mat pode fazer a diferença!

Durante sua prática, você não poderá deixar de lado a concentração e a meditação. Além disso, Yoga é muito sobre se surpreender com a superação diária de seus limites físicos e mentais. Então, para ter uma prática plena, você precisa se doar. Apesar desses serem os principais pré-requisitos, de certa forma, alguns acessórios podem trazer mais conforto para a prática.

Como o exercício é feito no solo, há uma recomendação para uso do yoga mat. Se você já é praticante, provavelmente já viu um daqueles tapetinhos. Apesar de parecerem simples colchonetes há muitos tipos de tapetes para Yoga.

O acessório principal para Yoga é também conhecido como yoga mat. Esse acessório é simples e basicamente serve para evitar o contato direto com o solo. Afinal, em algumas posturas esse atrito pode acabar gerando dores ou desconfortos.

Por isso, ter algo que fique entre você e o chão é uma ótima opção. Entretanto, existem muitos tipos de yoga mat. Por isso, vamos falar sobre os diferentes tipos de tapetes, veja:

Yoga mat mais básico

Um dos tapetes mais usados é o modelo de PVC. Esse modelo é mais popular por ser mais em conta que outros tipos de yoga mat. Além disso, também existem várias cores e espessuras desse modelo. Por isso, ele atende às necessidades de muitos praticantes de Yoga. Porém, por ser o modelo mais barato, ele também é o mais simples. Então, essa é uma opção bem básica, boa para quem é iniciante.

Tapete de Yoga Estampado

Há um tipo de variação do tapete de yoga de PVC: os modelos de tapete estampado. Normalmente, o material, a textura e a espessura desses modelos são bem parecidas com o mat simples de PVC. Então, o que vai diferenciar esse tipo é somente a estampa. Apesar de ser apenas um detalhe estético, a estampa pode fazer muita diferença, já que ela dá uma beleza a mais para o acessório.

Tapete Yoga com ótimo custo benefício

Outro tipo de mat que é perfeito para a realização da prática é o modelo feito de TPE. Esse material tem uma resistência extra e é pensado para quem preza por um tapete de ótima qualidade e com preço intermediário.

O tapete TPE tem um lado mais fofo para absorver impactos e um lado antiderrapante para evitar escorregões e garantir estabilidade durante as posturas. Então, esse tapete é perfeito para quem já pratica Yoga ou é iniciante, mas quer um mat de qualidade superior.

Yoga Mat Profissional

Mas, quem já tem anos de prática, sabe que a escolha do mat deve ser feita cuidadosamente. Isso porque ele te acompanhará em centenas de práticas. Então, o material precisa ser altamente resistente, de ótima qualidade e totalmente anti derrapante. Esse é o caso dos mats feitos de PU.

Esse material absorve o suor, estabiliza bem no chão e tem a textura perfeita para a prática. Além disso, ele também é eco-friendly. Vale a pena apostar em um mat profissional, se você já é praticante frequente ou procura por um produto excelente!

Tapete de Yoga Eco cortiça

Apesar dos tapetes  feitos de TPE e PU também serem sustentáveis, por serem biodegradáveis, nesse quesito o tapete de cortiça se supera. Ele é totalmente eco-friendly e  por ser de cortiça natural, é considerado um dos melhores yoga mat. O tapete é totalmente reciclável e também oferece todo o conforto durante a prática. Outro ponto super positivo desse modelo, é que ele tem propriedade antimicrobiano, que evita mofo e bactérias.

Então, na hora de escolher seu yoga mat, pesquise bem e entenda qual modelo está mais alinhado com suas expectativas. Certamente ter um tapete de yoga irá te trazer um estímulo extra para realizar a prática diariamente!

Deixe um comentário