tecnicas-para-pular-corda
Categories:

Veja as melhores técnicas para pular corda

Para alguns uma brincadeira da infância, para outros um treino aeróbico poderoso. Há várias formas de pular corda. Porém, para quem quer usar a atividade como aquecimento de treinos ou pretende perder um quilos, há uma forma correta de pular. Por isso, neste post, separamos as melhores técnicas para pular corda. Então, se você é iniciante, mas quer pular de forma profissional, acompanhe essas dicas!

Se você já acompahou algum treino de boxe, provavelmente achou irada a forma como os lutadores pulam corda. Os movimentos rápidos e precisos fazem parte do aquecimento de quem treina diversas lutas.

Isso porque além de esquentar o corpo, pular corda também trabalha com outras habilidades, como equilíbrio, coordenação e também força.

Entretanto, para pular bem e do jeito certo é preciso treinar e aprender como pular. Então, se você quer desfrutar todos os benefícios dessa atividade física e também perder muitas calorias, confira as melhores técnicas para pular corda:

dicas-para-pular-corda

Postura para pular corda

Antes mesmo de dar o primeiro salto, você deve ter em mente que é preciso manter uma postura correta. Além disso, os seus pés precisam ficar juntos durante os saltos.

Um outro ponto que faz toda diferença na hora de saltar é prestar atenção nos  joelhos. Isso porque é preciso manter os joelhos retos, para ter impulso e pular corretamente.

Então, fique de olho nessas partes do corpo, desenvolve sua consciência corporal para pular do jeito certo e seguro. Com certeza, ter a postura certa, faz toda diferença na qualidade dos pulos.

Treine um lado de cada vez antes

Pode anotar que essa dica funciona! Para melhorar suas habilidades de coordenação e para ter mais segurança na hora de saltar, primeiro treine de forma unilateral.

Portanto, primeiro segure a corda com a mão que você tem menos habilidade. Então, em seguida gire a corda para frente em movimentos firmes e contínuos. E, lembre-se de manter o cotovelo para baixo. Afinal, o movimento maior vai ser das suas mãos e não dos braços.

Faça isso até ter bastante destreza do lado que você tem menos facilidade. Em seguida, acrescente outra corda na outra mão e tente fazer o movimento sincronizado com duas cordas e com as duas mãos. Você pode ou não saltar durante esse treino. Mas, o mais importante mesmo é desevolver mais confiança no movimento das mãos.

Escolha o tamanho correto da corda

Um outro detalhe que muita gente deixa passar é o tamanho da corda. As cordas de pular profissionais, normalmente seguem um mesmo padrão de tamanho: 3 metros. Isso porque, cada pessoa pode adaptar o tamanho de acordo com sua própria altura.

Afinal, a corda tem que ser um pouco maior que você, para que você possa passar por baixo dela com conforto durante os pulos. Por isso, antes de começar seu treino, meça a corda de acordo com seu tamanho e ajuste ela da melhor forma para você. Isso com certeza vai contribuir para você pular melhor e com mais segurança.

Lembre-se de girar o punho

Também é bem importante lembrar que pular corda é um movimento que envolve diversos grupos musculares. Por isso, apesar do pulo envolver diretamente as pernas, há uma outra parte muito importante: os punhos. A forma que você gira os punhos vai determinar a velocidade da corda e vai dar ritmo para seus saltos.

Então, preste bastante atenção se seus punhos estão na mesma velocidade e girando da maneira correta. Por conta da importância desse giro é que as cordas com rolamento duplo são opções melhores para quem deseja fazer saltos mais complexos.

Estabeleça um ritmo

Por fim, uma das técnicas para pular corda que mais ajuda os iniciantes é estabelecer um ritmo de saltos. Para isso, você vai precisar definir quais são seus principais objetivos. Se quiser aprimorar coordenação e equílibrio, os saltos mais rápidos podem ser boas opções para trabalhar essas habilidades.

Leia também: Veja porque a speed rope cross training é uma boa opção

Deixe um comentário