quanto-tempo-de-atividade-física-fazer-por-dia
Categories:

Quanto tempo de atividade física fazer por dia?

Se você quer deixar a vida sedentária para trás, mas não sabe direito como fazer isso do jeito certo, a caminho é simples. Basta pouco a pouco ir incorporando os exercícios físicos em sua rotina diária. Mas, como saber quanto tempo de atividade física fazer por dia? Vale dizer, que ao introduzir um novo hábito é preciso ter muita cautela, para que o corpo não ultrapasse seus limites. Por isso, neste post vamos falar sobre quantos minutos você deve se exercitar diariamente. Confira!

Decidir incorporar a atividade física na rotina é algo muito positivo de forma geral. Afinal, os benefícios de se exercitar são inúmeros. Mais bem-estar e aumento da qualidade de vida, prevenção de doenças crônicas, fortalecimento de músculos e articulações, entre outros. A prática regular de exercícios físicos é extremamente saudável e gera impactos positivos que nos acompanham por toda vida.

Porém, na hora de deixar para trás uma vida totalmente sedentária e iniciar uma rotina de atividades, é preciso ter muita atenção. Isso porque não dá para treinar com alta intensidade, quando não se tem o hábito anterior de se exercitar. Por isso, uma introdução lenta, contínua e na medida certa é a melhor forma de começar a se exercitar.

Então, nesse post, vamos contar um pouco sobre quais são as recomendações pra que está iniciando. Também, vamos falar sobre quanto tempo de atividade física fazer por dia para se ter bons resultados em termos de saúde e qualidade de vida, confira!

Segundo a OMS quanto tempo de atividade física fazer por dia?

Apesar desse dado mudar de tempos em tempos, de acordo com a Organização Mundial da Sáude, o tempo necessário para se exercitar por semana é de 150 a 300 minutos. A variação vai depender muito do condicionamento físico e disponibilidade para treinos.

Contudo, de forma geral, o tempo mínimo é 150 minutos. Se calcularmos considerando o dia, se deve fazer 30 minutos de atividade física por dia para te ruma vida longe do sedentarismo.

Esse tempo pode ser distruído entre momentos para dedicação exclusiva a uma prática ou a um esporte e também entre momentos de caminhadas ou outras atividades. Um exemplo eficiente de incluir a atividade física no cotidiano sem dedicação exclusiva é optar por subir e descer escadas, no lugar de usar elevadores. Assim como, descer alguns pontos antes do seu destino, seja de transporte público ou de outras táxi ou carros de aplicativo e caminhar até sua parada.

Além disso, deixar o carro em casa em algumas ocasições pode ser uma excelente forma de se movimentar mais.

Quais exercícios são bons para sair do sedentarismo?

Há várias formas de deixar para trás de forma definitiva o sedentarismo. Entretanto, o gatilho mental mais eficiente para malhar é escolher uma atividade em que se tem prazer na prática. Pode ser um esporte, dança, pilates ou qualquer outro exercícios.

O mais importante é ter uma conexão com o tipo de exercício escolhido para que a sua prática seja prazerosa. Dessa forma é muito mais fácil mudar a rotina, sem fazer grandes sacrifícios!

Qual é o tempo ideal para fazer cada uma das atividades físicas?

Como a intensidade dos exercícios pode variar bastante, o tempo de cada uma delas também muda. Então, para quem deseja incorporar uma atividade física na vida, da forma certa, é preciso checar qual é o tempo ideal para cada uma delas. Veja:

Agora que você já sabe quanto tempo precisa se dedicar para inserir de uma vez por todas os exercícios em sua rotina, comece hoje mesmo a treinar e desfrute dos inúmeros benefícios!

Leia também: Exercício físico caseiro – Como começar?

Deixe um comentário