exercicio-fisicos-caseiros
Categories:

Exercício físico caseiro – Como começar?

Tudo na vida tem um ponto de partida, um momento de começar, de romper barreiras e, simplesmente, incorporar um novo hábito. Com a atividade física acontece a mesma coisa. É preciso começar em algum momento, principalmente, por conta dos benefícios que manter o corpo em movimento traz. Por isso, para ter uma vida mais saudável e até mesmo com mais bem-estar é preciso treinar pelo menos alguns minutos por dia. A melhor parte é que dá para se exercitar em casa mesmo, sem gastar dinheiro e com poucos recursos. Por isso, neste post, vamos falar sobre como começar a fazer exercício físico caseiro para alcançar todos os seus objetivos. 

Antes, até havia um certo estigma na ideia de se exercitar em casa. Além disso, muitos empecilhos ficavam acima da vontade de ter uma vida mais saudável, como: falta de espaço, falta de equipamentos, falta de tempo, entre outros. Porém, em uma realidade em que por meses as academias e estúdios ficaram fechados, as pessoas passaram a adaptar sua rotina de treinos. 

Com isso surge a possibilidade real de treinar em casa com muita qualidade, com acessórios-chave e com profissionais online que orientam o tempo todo. Os exercícios caseiros dão ótimos resultados quando são levados a sério. Independente do seu objetivo, se você treinar em casa com determinação, pode alcançá-lo. Por isso, vamos contar algumas das principais dicas para começar a incorporar o exercício físico caseiro em sua rotina de uma vez por todas! Confira! 

Como começar a gostar de fazer exercícios em casa?

É difícil dizer qual é a melhor forma de começar a gostar de fazer algo. Na verdade, há uma parcela de pessoas que adora se exercitar por inúmeros motivos. Enquanto, por outro lado, há também quem deteste fazer qualquer tipo de atividade física. 

A questão é entender a importância de se exercitar e quais são os impactos positivos de incorporar esse hábito. Essa é a melhor forma de começar a treinar em casa com a motivação certa de que algum resultado bom você terá. 

Além disso, outro ponto importante é escolher uma atividade que traga algum tipo de prazer e felicidade. Dessa forma, o momento de fazer exercícios não será um sacrifício e o momento de começar a treinar será muito mais fácil, inclusive no dia a dia. 

Também é importante ter metas fáceis de atingir para manter a motivação desde o dia 1 em que se inicia a rotina de treinos. Isso é fundamental para começar e ter sucesso ao longo do ano. 

Como começar a fazer exercícios sendo sedentário?

Quem é sedentário e nunca teve o hábito de se exercitar deve tomar alguns cuidados. O primeiro deles é se consultar com um médico para entender qual tipo de atividade física pode incorporar no cotidiano. Dessa forma, se minimiza o risco de ter lesões ou outros problemas mais sérios. 

Em seguida, é importante começar devagar e com orientação de um profissional de educação física que esteja apto para acompanhar a evolução dos treinos. Essas são algumas das formas de se começar a fazer exercícios caseiros, mesmo sendo sedentário. 

Também é bom entender quais são seus limites e não ultrapassá-los. Exercícios de baixo impacto, caminhada no lugar e alongamentos costumam ser boas alternativas para treinar em casa, mesmo quando não se tem o hábito. 

Iniciar treinos para emagrecer

Se a ideia é começar os exercícios caseiros para emagrecer, então, é fundamental combinar o hábito com uma mudança na alimentação. Isso porque não adianta fazer exercícios intensamente sem ter uma alimentação balanceada se o objetivo é emagrecer. 

Outra dica importante, é ter alguns acessórios que permitam realizar treinos um pouco mais desafiadores e que ajudam a queimar mais calorias. As super bands e as mini bands podem ser ótimas aliadas nesse processo. 

De modo geral, para começar a fazer exercícios caseiros, é extremamente importante ter vontade! O desejo de mudar os hábitos e ter uma vida mais saudável é o grande impulsionador de quem deseja treinar em casa.

Leia também: Como não abandonar os exercícios físicos

Deixe um comentário