bosu-ball
Categories:

Para que serve o Bosu Ball e como usar?

Se você gosta de Pilates, provavelmente já ouviu alguém falar sobre a Bosu Ball. Inclusive, o acessório tem até mesmo outros nomes como Meia Bola, Meia Bola Bosu. Então, assim como o próprio nome diz, se trata de uma meia bola. Sendo assim, de um lado temos uma superfície esférica e do outro uma superfície lisa. Mas, afinal, para que serve o bosu ball e como usar? É sobre isso que vamos falar a seguir, confira!

Apesar de ser um acessório bastante popular entre os praticantes de pilates há algum tempo, a bosu ball se tornou mais famosa por fazer parte do treino de algumas celebridades. Seu nome Bosu é uma sigla para a explessão em inglês Both Sides Up, ou seja, ambos lados para cima. Isso quer dizer que os exercícios podem ser feitos na superfície lisa ou esférica. Mas para que serve esse acessório?

Para que serve a Bosu Ball?

Assim como a bola suíça e outros tipos de bola, a bosu ball serve para a realização de exercícios de estabilidade. Então, através desses movimentos se promove o fortalecimento do core, a região central do corpo. O principal diferencial dessa bola é justamente a possibilidade ampla de trabalhar diversos exercícios dos dois lados da bola.

Então, ao buscar a estabilidade se trabalha também o equilíbrio, a coordenação e principalmente, o alinhamento do corpo. Afinal, apenas com a postura ereta é possível encontrar essa estabilidade. Esse acessório fitness também é muito importante para o aumento da consciência corporal e também fortalecimento muscular.

Como usar a Bosu Ball?

A bola deve ser usada dentro das práticas de pilates ou yoga e também no treinamento funcional. Dessa forma, a bola pode ser protagonista em exercícios como flexão de braços, afundo abdominais, agachamentos diversos entre outros.

Mesmo fazendo parte de exercícios clássicos, a diferença de incorporar a bola é justamente a busca pela estabilidade durante o movimento. Sendo assim, o grau de dificuldade do exercício aumenta e se trabalha mais habilidades como o alinhamento da postura, o equilíbrio e também a consciência do posicionamento de cada parte do corpo.

Para usar a bola da forma correta é necessário ter orientação de um profissional de educação física que vai alinhar o uso do acessório às suas metas. Porém, usar a bosu ball consiste basicamente em posicioná-la sob as mãos, sentar sobre a boa ou posicionar os pés sobre ela, para realizar os exercícios tradicionais.

Benefícios da Meia Bola Bosu

Como já dissemos anteriormente, além de fortalecer os músculos, a bosu ball também ajuda a melhorar habilidades como alinhamento postural, consciência corporal e equilíbrio. Porém, há também outros benefícios ao incorporar o acessório como:

  • Trabalhar intensamente os músculos
  • Malhar o corpo inteiro
  • Fortalecimento do core
  • Melhoria dos movimentos funcionais do corpo
  • Recuperação de lesões
  • Múltiplas opções de exercícios
  • Definição muscular
  • Melhor desempenho físico
  • Mais flexibilidade

Além de todos esses benefícios a meia bola bosu também tem outra grande vantagem: queimar calorias. Ao fazer mais esforço para se equilibrar sobre a superfície instável, seja ela a esférica ou a lisa, há uma exigência maior do físico. Isso resulta na maior definição muscular e também na perca de calorias, o que leva a um emagrecimento saudável.

Por isso, apesar de ser um acessório bastante utilizado nos estúdios de Pilates, também pode valer muito a pena ter um bosu em casa. Afinal, esse único equipamento equivale a muitos, devido a ampla variedade de exercícios que ele permite fazer.

Além disso, ao mesmo tempo que fortalece, o bosu também trabalhar outras habilidades extremamente importantes para o bom funcionamento do corpo. Então, se você quer uma opção prática e ao mesmo tempo que traga muitos benefícios para o seu corpo, a meia bola bosu é uma opção incrível!

 

Deixe um comentário