fortalecimento-do-core
Categories:

Fortalecimento do Core – Entenda porque é fundamental!

Se você já fez uma aula de pilates ou até mesmo de cross training, provavelmente, já ouviu falar sobre o core. Esse termo faz referência à uma região específica do corpo. Pode-se dizer que este é o centro de todo o corpo. Por isso, neste post, vamos te contar porque é extremamente importante o fortalecimento do core e quais são seus benefícios. Confira!

O que é o core?

O core é a região central do corpo. Então, ele é responsável pela estabilização e melhoria da postura. Há diversos músculos que contribuem para essa estabilização. As principais regiões do core envolvem a lombar, a bacia, a pelve e também o abdômen. O bom trabalho para fortalecimento do core traz ótimos benefícios para o corpo inteiro a curto e longo prazo.

Quais músculos compõem o core?

Diferentes regiões do corpo formam o core. Sendo assim, há muitos músculos nessa parte. Então, são 29 pares de músculos na região. Os principais são músculos reto abdominal, oblíquos, intercostais. Além disso, também fazem parte serrátil e iliopsoas. Por fim, o quadrado lombar e os músculos dos glúteos também compõem o core.

o-que-e-core

Por que fazer o fortalecimento do core?

Essa região é responsável pela estabilização do corpo todo. Por isso, fortalecer esses músculos específicos contribui para a melhoria da postura e também para evitar problemas na coluna, nos joelhos e nos ombros. Assim sendo, um tronco mais firme sustenta melhor os membros superiores e inferiores e facilita os movimentos. Além disso, o core forte também preserva a coluna vertebral, evitando dores e problemas crônicos.

Benefícios do fortalecimento do core

Ter o core forte é sinônimo de muitos benefícios. Então, é possível perceber mais facilidade para realizar tarefas do dia à dia. E, também, um desempenho melhor em alguns exercícios físicos, como o levantamento de peso. Veja os principais benefícios do fortalecimento do core:

  • Maior estabilização do corpo
  • Melhor postura
  • Proteção da coluna
  • Melhoria dos movimentos de braços e pernas
  • Evita dores nas costas
  • Melhora sustentação do tronco

Como fortalecer o core?

Há muitas formas de fortalecer o core. Inclusive, alguns tipos de exercícios físicos apresentam momentos apenas para essa finalidade. Então, as principais atividades físicas que fazem um trabalho intenso para o core são: o Pilates, o Cross Training e o Treinamento Funcional.

fortalecer-core

Apesar dessas modalidades darem bastante ênfase ao fortalecimento da região, também há outras formas de conseguir ótimos resultados. Alguns exercícios abdominais específicos são perfeitos para desafiar a musculatura da região e trazer um fortalecimento progressivo. Inclusive, alguns acessórios esportivos também ajudam nesse processo. Então, veja algumas dicas para fortalecer o core:

Prancha

Passar grande parte do dia sentado, é um forte indício de que você pode estar com o core fraco. Por isso, logo no início, fazer exercícios para a região é desafiador! Entretanto, basta sempre tentar e superar aos pouco os seus limites. Então, um dos melhores exercícios para quem pretende fortalecer o core é a prancha.

prancha-core

Nesse exercício, se mantem parado por um tempo em quatro apoios, sendo os cotovelos e as pontas dos pés. A coluna se mantem em linha reta. E, para realmente fortalecer a região, é necessário contrair a barriga. A ideia é sentir a sensação de que seu umbigo está tentando encostar a coluna. Nessa posição, é preciso manter a estabilidade. Então, ao longo do tempo já dá para sentir a diferença na musculatura.

Exercício Ponte

A ponte ou elevação pélvica é também um dos exercícios super poderosos para fortalecimento do core. O movimento ajuda a estabilizar essa parte, fortalecer os músculos e além disso fazer a manutenção da postura. Por isso, uma forma de fortalecer o core aos poucos, é realizar diariamente algumas séries de elevação pélvica, também mantendo a barriga contraída.

Exercícios com Bola Suíça

A bola suíça ou bola de pilates é um acessório maravilhoso para fortalecer o core. Inclusive, há diversos exercícios para fortalecimento. Entre eles, as pranchas laterais na bola. Além disso, também dá para elevar o nível de dificuldade do movimento de ponte. Basta apoiar os pés na bola e realizar o mesmo movimento de elevação pélvica.

Prancha com Disco de Equilíbrio

O disco de equilíbrio é um acessório incrível para trabalhar a estabilização. Então, a partir disso, se fortalece os músculos da região. Também, é importante trabalhar o equilíbrio do corpo, para manter o core forte. Então, o disco é uma boa opção de acessório para fortalecimento contínuo.

Fortalecer o core com Meia Bola Bosu

Assim como o disco de equilíbrio e a bola suíça, a meia bola bosu também é ótima para exercícios de estabilização. Por isso, ela é excelente para o fortalecimento do core. Inclusive, os movimentos podem ser feitos com apenas uma bola, ou com duas bolas. De qualquer maneira  resultado é incrível!

Então, ao começar fortalecer o core, você notará a diferença aos poucos. Especialmente, na postura e também na diminuição de dores nas costas. O core forte é essencial para evitar dores e também para ter mais bem estar no dia à dia!

Leia também: Meia Bola Bosu – Ganhe força, Equilíbrio e Coordenação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *