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Slam Ball – Para que serve e quais são seus benefícios?

Alguns treinamentos como crossfit e funcional são muito populares por serem mais dinâmicos, quando se compara com a tradicional musculação. Mas para que esses treinos sejam mais divertidos e dinâmicos, é preciso contar com os acessórios certos. Entre esse combo de itens que faz parte de treinos como esses se encontra a Slam Ball. Apesar do seu nome e da semelhança, essa versão de bola é bastante diferentes dos modelos esportivos. Inclusive, há alguns diferenciais que fazem com que esse seja um acessório indispensável para elevar os treinos de resistência e fortalecimento. Então, confira mais informações sobre essa bola de exercícios!

Se você já entrou em um box de crossfit, certamente, se deparou com uma bola bem pesada. Diferente das bolas de modalidades esportivas, essa versão tem peso. E, essa é uma das principais diferenças do acessório. Inclusive, quando se traduz o termo slam, temos a palavra bater. Portanto, uma boa definição em português para o acessório seria “bola de bater”.

Então, basicamente uma Slam Ball tem muito peso e uma textura grossa. Isso serve para que a bola possa fazer parte de exercícios intensos de arremesso. O material resistente faz com que essa bola seja mais firme. Com isso, você pode arremessá-la com muita força, sem que ela se danifique.

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Além disso, esse movimento de arremesso, seja no chão ou na parede, é o que torna a bola interessante. Afinal, nesse tipo de exercício se trabalha não só força, mas também a resistência muscular. Por isso, não faria sentido usar uma bola leve e delicada, já que a ideia é se esforçar e desenvolver a resistência. Entretanto, a Slam Ball apresenta pesos graduais, do mais leve ao mais pesado. Dessa forma, até mesmo iniciantes podem incorporar a bola em sua rotina de treinos, desde que escolham o peso ideal.

Exercícios com Slam Ball

Há vários exercícios com a Slam Ball e cada um deles traz um tipo de benefício para o corpo. Entretanto, o mais comum é utilizar esse tipo de bola para exercícios de agachamento com arremesso. Portanto, as pernas ficam afastadas, em pé leve a bola acima da cabeça. Se for possível, fique na ponta dos pés enquanto a bola está no alto.

Então, arremesse a bola no chão e faça o movimento de agachamento simultaneamente. A coluna se mantem ereta, os joelhos para fora e o bumbum para trás. Esse movimento ajuda a melhorar a mobilidade do corpo, além de trazer mais força e resistência, ou seja, trabalha os principais benefícios da bola.

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Combine arremesso com agachamento

Além disso, também é possível usar a Slam Ball para exercícios de agachamento com arremesso na parede. Apesar de existir uma bola específica para isso, a Wall Ball, a Slam Ball também cumpre esse propósito. Entretanto, o contrário não é possível! Afinal, a Wall Ball é menos resistente que a Slam, então, arremessá-lo no chão pode danificar o acessório.

Como saber o peso ideal da Slam Ball?

Existe uma série de pesos para a Slam Ball, desde 4kg até 10 kg ou mais. Então, na hora de escolher uma opção adequada é necessário levar em conta também seu peso e seu condicionamento físico. Sendo assim, iniciantes devem usar pesos mais leves, enquanto avançados podem apostar nos mais pesados. Entretanto, independente do peso os treinos com a bola já proporcionaram todos os benefícios em termos de força e resistência.

Qual a diferença entre Slam Ball e Wall Ball?

Apesar de serem acessórios similares, suas utilidades são diferentes. Isso porque a resistência da Slam Ball é superior a da Wall Ball. Sendo assim, a primeira pode ser arremessada tanto no solo quanto na parede, sem prejuízos. Já a Wall Ball, assim como o nome diz, só pode arremessada na parede. Então, a principal diferença entre uma bola e outra é o material. A slam é de borracha natural com acabamento antiderrapante e a wall ball é de interior acolchoado e acabamento de courino.

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Wall Ball tem acabamento de courino, por isso é mais macia

Acessórios de Crossfit e Treinamento Funcional

Slam Ball, Jump Box, Super Bands são alguns dos acessórios de força e resistência que compõem os treinos de funcional e de crossfit. Esses acessórios deixam os treinos mais dinâmicos e também mais intensos. Então, para aproveitar o melhor que treinamentos como esses oferecem é preciso incorporar esses acessórios em sua rotina de treinos. Obviamente, também é necessário contar com a orientação de um profissional de educação física. Dessa forma, dá para aproveitar os benefícios da slam ball e de outros acessórios do melhor jeito possível!

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