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Leg press – Para que serve esse exercício?

Apesar de ser extremamente frequente em treinos de musculação convencionais, muita gente ainda tem dúvidas sobre o Leg Press. Afinal, para que serve esse exercício? Por isso, neste post vamos esclarecer qual é o papel do leg press durante os treinos e o que saber para fazer o exercício corretamente, confira!

Para esclarecer para que serve o leg press é preciso entender que o exercício trabalha as pernas, ou seja, membros inferiores. E, nessa região existem muitos músculos. Sendo assim, o leg press é um dos exercícios que contempla um número grande de músculos. Então, esse é um dos principais benefícios desse exercício: tonificar diversos músculos em um mesmo movimento.

Porém, há outras dúvidas sobre o exercício poderoso para a construção de massa muscular. Por isso, selecionamos os principais temas sobre o leg press e vamos esclarecer um por um abaixo, confira:

Para que serve o Leg Press?

O exercício serve principalmente para malhar os músculos inferiores do corpo, através de um exercício quase sempre com carga. As principais partes que se beneficiam do movimento e se fortalecem são os glúteos e as partes da frente e de traz das coxas. Por isso, é bastante comum incluir esse exercício em um treino de musculação. Afinal, ele compreende uma quantidade significativa de músculos em um mesmo movimento.

Pode fazer o exercício todos os dias?

Depende da orientação pessoal que o profissional de educação física te der. Entretanto, o mais comum é alternar os dias de fazer leg press. Isso porque normalmente o recomendado é malhar grupos musculares em dias alternados. Ou seja, se malhou inferiores hoje, o melhor é focar nos superiores amanhã.

Isso evita sobrecarga e lesões e também ajuda nos resultados, pois o músculo também precisa de um período de descanso para se desenvolver através da musculação. Sendo assim, é melhor apostar no leg press em dias intercalados mesmo.

Qual é a forma correta de fazer?

Há três aspectos fundamentais para fazer o exercício corretamente. E, é extremamente importante prestar atenção nesses detalhes para ter bons resultados e evitar dores e lesões. Então, confira:

  • Postura

Precisa prestar atenção se sua coluna está ereta para não prejudicar sua postura. Então, fique de olho nesse detalhe antes de executar o movimento.

  • Joelhos

Ao fazer o leg press se deve evitar estirar os joelhos ao “empurrar” a carga. Isso pode sobrecarregar a região e provocar lesões. Por isso, o correto é que os joelhos fiquem levemente flexionados durante o exercício, mesmo quando as pernas empurram.

  • Carga

Também é importante se atentar a carga. Isso porque muito peso nem sempre significa qualidade do movimento. Então, de nada adianta fazer um exercício com um super peso se sua capacidade ainda não se alinha a essa realidade.

Existe algum exercício que substitui o leg press?

Pode parecer estranho, mas há um exercício muito simples que substitui bem o leg press. Então, se você treina em casa mesmo e procura algo para substituir o exercício aposte  no agachamento. Preste atenção no movimento, mantenha a postura ereta, o peito aberto e o glúteo lá atrás como se fosse sentar. E, não deixe os joelhos ultrapassarem a linha do pé.

Ao fazer o agachamento corretamente com bastante qualidade você tem os mesmos bons resultados de fazer o exercício da academia. Além disso, outra forma de potencializar ainda mais o movimento em casa é acrescentar alguma carga ou elástico extensor.

Seja na academia ou em casa é super importante fazer movimentos que fortaleçam e melhoram o condicionamento das pernas! Então, procure sempre incluir o grupo muscular em seus treinamentos!

Leia também: Qual impacto de fazer agachamento todos os dias?

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