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Qual impacto de fazer agachamento todos os dias?

Não há dúvidas de que o agachamento é um dos melhores exercícios. Além de ser um clássico que faz parte de diversos tipos de treinos, os agachamentos também são referência quando se fala em fortalecer pernas e glúteos. Também há muitos outros ganhos na prática desse movimento. Entretanto, a dúvida é pode fazer agachamento todos os dias? E, além disso, o impacto de fazer esse movimento diariamente é positivo ou negativo? Neste post, vamos esclarecer essas questões!

Apesar de todos os benefícios que o agachamento traz para o corpo, é preciso ter orientação para realizar esse exercício. O movimento super clássico exige postura, por isso também traz melhoras nesse sentido. Além disso, o exercício é excelente para trabalhar toda a parte inferior do corpo. Então, se seu intuito é fortalecer pernas e glúteos, o agachamento é exercício obrigatório.

Entretanto, se for mal feito ou feito exageradamente, o exercício pode ter efeitos contrários. Afinal, nada em excesso costuma fazer bem ao corpo. Então, o ideal é se informar antes de aderir à essas listas. Justamente, por isso, selecionamos quais são os impactos para o corpo de fazer agachamento todos os dias, confira:

Agachamento todos os dias – Risco de lesões

Infelizmente há muitas listas e indicações que falam para fazer agachamentos todos os dias de forma compulsiva. Apesar de serem atrativas, essas listas não são nada boas. Isso porque ao fazer um mesmo movimento repetidas vezes o risco de lesões aumenta. E, obviamente, ninguém deseja se lesionar. Então, o melhor é evitar essas listas muito radicais. Por isso, nada de fazer o mesmo movimento todos os dias.

O corpo se acostuma

Além do risco de se machucar, ao fazer agachamento todos os dias o seu corpo se acostuma. Com isso, o exercício perde um pouco do seu efeito. Afinal, para que haja o aumento do músculo, ou seja, o fortalecimento é super necessário que haja um tempo de descanso.

Sendo assim, quando o músculo passa pelo processo de quebra das fibras musculares, ele também precisa de tempo de descanso para que moléculas se posicionem nessas fissuras. E, com isso, os músculos se tornam maiores.

Portanto, ao fazer agachamento compulsivamente, sem respeitar o tempo de descanso para essa “recomposição” do músculo, não há o fortalecimento muscular.

Melhor é alternar

Então, invés de se apegar a apenas um movimento, prefira a alternância. A forma correta e melhor para isso é ter a orientação de um profissional de educação física. Isso porque ele saberá exatamente como incorporar o agachamento nos treinos de forma correta e com a variação necessária.

Dessa forma, será muito mais fácil alcançar seus objetivos verdadeiramente. Principalmente, o fortalecimento das pernas e glúteos. Afinal, para isso é preciso fazer uma série de exercícios diferentes. Inclusive, também é super importante acrescentar carga nesses movimentos.

Agachamento todos os dias não faz milagres

Então, resumindo, fazer agachamento todos os dias em quantidades absurdas não fará nenhum milagres. Pelo contrário, ao aderir essa prática, seu processo de fortalecimento muscular pode até se prejudicar.

É super importante ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física. Afinal, esse profissional está apto a montar um treino com mais diversidade de exercícios. Dessa forma, seus objetivos serão alcançados de forma correta e saudável.

Por isso, antes de se empenhar para cumprir metas como fazer agachamento diariamente, entenda primeiro os impactos que isso trará ao seu corpo. Nesse caso específico, os impactos são negativos. Afinal, além de correr o risco de se lesionar, também se prejudica o fortalecimento.

Leia também: Descubra 6 tipos de Agachamento para variar nos treinos!

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