Apesar de ser extremamente frequente em treinos de musculação convencionais, muita gente ainda tem dúvidas sobre o Leg Press. Afinal, para que serve esse exercício? Por isso, neste post vamos esclarecer qual é o papel do leg press durante os treinos e o que saber para fazer o exercício corretamente, confira!
Para esclarecer para que serve o leg press é preciso entender que o exercício trabalha as pernas, ou seja, membros inferiores. E, nessa região existem muitos músculos. Sendo assim, o leg press é um dos exercícios que contempla um número grande de músculos. Então, esse é um dos principais benefícios desse exercício: tonificar diversos músculos em um mesmo movimento.
Porém, há outras dúvidas sobre o exercício poderoso para a construção de massa muscular. Por isso, selecionamos os principais temas sobre o leg press e vamos esclarecer um por um abaixo, confira:
Para que serve o Leg Press?
O exercício serve principalmente para malhar os músculos inferiores do corpo, através de um exercício quase sempre com carga. As principais partes que se beneficiam do movimento e se fortalecem são os glúteos e as partes da frente e de traz das coxas. Por isso, é bastante comum incluir esse exercício em um treino de musculação. Afinal, ele compreende uma quantidade significativa de músculos em um mesmo movimento.
Pode fazer o exercício todos os dias?
Depende da orientação pessoal que o profissional de educação física te der. Entretanto, o mais comum é alternar os dias de fazer leg press. Isso porque normalmente o recomendado é malhar grupos musculares em dias alternados. Ou seja, se malhou inferiores hoje, o melhor é focar nos superiores amanhã.
Isso evita sobrecarga e lesões e também ajuda nos resultados, pois o músculo também precisa de um período de descanso para se desenvolver através da musculação. Sendo assim, é melhor apostar no leg press em dias intercalados mesmo.
Qual é a forma correta de fazer?
Há três aspectos fundamentais para fazer o exercício corretamente. E, é extremamente importante prestar atenção nesses detalhes para ter bons resultados e evitar dores e lesões. Então, confira:
- Postura
Precisa prestar atenção se sua coluna está ereta para não prejudicar sua postura. Então, fique de olho nesse detalhe antes de executar o movimento.
- Joelhos
Ao fazer o leg press se deve evitar estirar os joelhos ao “empurrar” a carga. Isso pode sobrecarregar a região e provocar lesões. Por isso, o correto é que os joelhos fiquem levemente flexionados durante o exercício, mesmo quando as pernas empurram.
- Carga
Também é importante se atentar a carga. Isso porque muito peso nem sempre significa qualidade do movimento. Então, de nada adianta fazer um exercício com um super peso se sua capacidade ainda não se alinha a essa realidade.
Existe algum exercício que substitui o leg press?
Pode parecer estranho, mas há um exercício muito simples que substitui bem o leg press. Então, se você treina em casa mesmo e procura algo para substituir o exercício aposte no agachamento. Preste atenção no movimento, mantenha a postura ereta, o peito aberto e o glúteo lá atrás como se fosse sentar. E, não deixe os joelhos ultrapassarem a linha do pé.
Ao fazer o agachamento corretamente com bastante qualidade você tem os mesmos bons resultados de fazer o exercício da academia. Além disso, outra forma de potencializar ainda mais o movimento em casa é acrescentar alguma carga ou elástico extensor.
Seja na academia ou em casa é super importante fazer movimentos que fortaleçam e melhoram o condicionamento das pernas! Então, procure sempre incluir o grupo muscular em seus treinamentos!
Leia também: Qual impacto de fazer agachamento todos os dias?