impactos-da-atividade-fisica
Categories:

Conheça 3 impactos da atividade física no corpo

Não é muito fácil criar o hábito de fazer exercícios físicos. Porém, uma vez que você faz exercícios com constância é difícil parar. Os impactos da atividade física no corpo são tantos, que mesmo com pouco tempo de prática já dá para perceber. Por isso, muitos médicos e profissionais da saúde incentivam uma vida mais ativa. Neste post, vamos te contar quais são os três principais impactos da atividade física no corpo. Não há dúvidas de que há bons motivos para começar a se exercitar, confira!

Romper a barreira da preguiça e dos impedimentos pode ser díficil. Mas, acredite, reservar alguns minutos do seu dia para fazer atividade física pode ser a melhor forma de cuidar de si mesmo.

Isso porque os exercícios feitos com constância são capazes de trazer impactos super posivos. E, engana-se quem pensa que esses benefícios se refletem apenas no corpo. Malhar traz muitos benefícios para a mente também.

Por isso, se você precisa de um incentivo para incorporar as atividades físicas de uma vez por todas em sua rotina, veja os principais benefícios de se exercitar:

Impactos da atividade física na saúde mental

Os meses de pandemia e isolamento social trouxeram muitos prejuízos em termos de saúde mental. Afinal, somos seres sociais e ficar privado do convívio é algo extremamente difícil. Então, a saúde mental acaba ficando mais frágil, após tanto tempo de adaptação a essas condições.

Uma das formas mais eficientes e saudáveis de manter a saúde mental em dia é praticar exercícios com frequência. Movimentar o corpo tem efeitos muito positivos sobre a mente. Entre eles, o alívio do estresse, a diminuição da ansiedade e também a melhora do sono.

Em muitos casos, vivenciar ansiedade e estresse constante é um gatilho para desenvolver outros hábitos nada saudáveis. Por isso, uma forma de aliviar essas tensões é fazendo exercícios.

E, o melhor é que toda prática é válida. Então, se você tem um perfil mais calmo, fazer yoga pode ser uma boa alternativa. Já se você prefere extravasar, treinos de HIIT podem ser boas opções.

Benefícios dos exercícios físicos no corpo

Há quem treine visando apenas os benefícios estéticos que os exercícios trazem para o corpo. Mas, esse impacto físico está longe de ser o mais importante. Apesar de muita gente se exercitar pensando apenas na aparência, em emagrecer ou ganhar massa muscular, a prática de exercícios é benéfica para outros aspectos físicos.

Por exemplo, se exercitar com constância contribui para ter uma melhora na circulação. Além disso, fazer atividade física também ajuda a ter articulações, ossos e músculos mais saudáveis. E, músculos fortes são capazes de evitar dores crônicas como dores posturais.

Atividade física para prevenção de doenças

Se você faz exercício hoje, saiba que também está cuidando do seu futuro. Afinal, fazer exercícios físicos também tem um papel fundamental para a prevenção de diversos tipos de doenças.

Então, ao movimentar o corpo com frequência, há uma diminuição dos riscos de doenças cardíacas. E, também se previne doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto.

Fora isso, há também a prevenção de diversas doenças físicas como as inflamações de tendões, dores musculares, dores nas costas, entre tantas outras.

Portanto, o saldo positivo de se exercitar dentro dos seus limites e ter isso como um hábito é uma saúde mental em dia, um corpo mais forte e saudável e a prevenção de muitas doenças crônicas.

Por isso, vale muito a pena vencer o desânimo e todas as outras barreiras e incorporar esse hábito na rotina. Você pode treinar em casa mesmo por poucos minutos e já sentir todos os impactos da atividade física no corpo.

Deixe um comentário