hipertrofia-muscular-ganho-de-massa
Categories:

Hipertrofia Muscular – Entenda Como Ganhar Massa

A hipertrofia muscular é um sinônimo de ganho de massa muscular. Diferente de um processo de emagrecimento, durante os treinos para o ganho de massa, é possível até aumentar o peso na balança. Entretanto, essa é uma característica positiva, afinal os músculos pesam mais que a gordura. Por isso, mesmo com um peso maior você pode estar mais magro. Diferente do que muitas pessoas pensam, a hipertrofia é um processo que pode acontecer com qualquer pessoa disposta a mudar seu corpo. Não é algo apenas para fisiculturistas e atletas, por exemplo.

O que é a Hipertrofia Muscular?

Na verdade a hipertrofia muscular nada mais é do que o ganho de massa muscular. Isso se dá a partir de um processo lento e gradual que pode levar anos até se chegar ao objetivo desejado. Isso porque o organismo passa por um processo celular bem detalhado para que os músculos aumentem.

Uma forma simples para entender esse processo é pensar que cada vez que um músculo está em atividade e precisa de um esforço extra para realizar certos movimentos é como se houvessem lesões bem pequenas nesse músculo. Então, após esse esforço ele precisa se restabelecer para repor as fibras musculares que foram lesionadas.

hipertrofia-massa-magra

Nesse processo de reparação muscular ocorre a hipertrofia e um aumento discreto do músculo, o que ocasiona o ganho de massa muscular ao longo do tempo. Resumindo, a hipertrofia é um estímulo controlado do tecido muscular para que ele se desenvolva até o tamanho desejado.

Veja alguns dos pontos mais relevantes quando o objetivo é ganhar massa muscular. Preste atenção em todas as dicas e veja se o seu caminho para a hipertrofia muscular está correto:

Consulte um Profissional de Educação Física

Se seu objetivo é aumentar o tamanho dos seus músculos, então o primeiro passo a realizar é se consultar com um profissional de educação física. Você não precisa ter necessariamente o acompanhamento de um personal trainer diariamente, mas é super importante ter a orientação correta de um profissional capacitado, para que ele entenda seus objetivos e saiba das suas limitações. Dessa forma, ele fará um treino para hipertrofia muscular com base nas suas necessidades e de acordo com seu corpo.

Treino para Hipertrofia Muscular

Após ter um treino para hipertrofia estabelecido por um profissional, você vai precisar treinar com determinação. Não desista no início, pois o ganho de massa muscular é um processo lento e contínuo. Então, se programe para realizar no mínimo três treinos por semana. Não se esqueça de treinar todas as partes do corpo, para não ter nenhum tipo de assimetria ou sobrecarga. Respeite as repetições do seu treino e não se engane, treine com vontade!

Tenha um Tempo Para Descanso

Apesar do treino intenso, você vai precisar de descanso para ganhar massa muscular. Isso porque os músculos se “restabelecem” das lesões provocadas pelo exercício somente no momento de descanso. Então, é fundamental treinar e descansar para que esse processo esteja completo e traga os resultados desejados. O recomendado é descansar pelo menos 24h entre um treino e outro.

Combine Exercícios com Alimentação

De nada vai adiantar se dedicar muito na malhação, se você não equilibrar isso com uma dieta voltada para o ganho de massa muscular. Se possível, se consulte com um nutricionista para receber as orientações adequadas de acordo com seus gostos alimentares e objetivos musculares.

Porém, se você não tem como passar com uma nutricionista, pesquise alguns tipos de alimentações que contribuem para a hipertrofia muscular. Uma boa dica é comer mais proteínas, pois elas ajudam no processo da recuperação da fibra muscular. Mas não deixe de ingerir carboidratos, pois você vai precisar de muita energia para treinar.

Suplementos e Reposições Hormonais

Outro ponto importante para quem busca a hipertrofia muscular é estar sempre acompanhando se é necessário fazer algum tipo de suplementação na dieta. E também, é preciso fazer exames para acompanhar os níveis hormonais, pois eles podem interferir diretamente nesse processo. Por exemplo, a testosterona é um hormônio que ajuda muito no processo de ganho de massa muscular. Por isso, se os seus níveis de testosterona estão muito baixos, provavelmente será necessário fazer algum tipo de reposição.

De forma geral, a informação mais importante para quem busca a hipertrofia muscular é ter  noção de que esse é um processo lento e gradativo. Ninguém fica super grande apenas com exercícios e dieta do dia para noite. O ganho de massa muscular é devagar e pode levar anos até chegar em seus objetivos. Por isso, o mais importante é não desistir e ter muita paciência, dessa forma aos poucos você verá a diferença em seu físico.

Deixe um comentário