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4 dicas de ginástica em casa para iniciantes

Há muitas formas de se manter longe do sendetárismo mesmo em casa. Apesar dos desafios que existem em malhar em casa essa opção também tem muitas vantagens. Por isso, fazer ginástica em casa pode ser um primeiro passo para um vida mais saudável, Mas, é preciso também tomar alguns cuidados. Afinal, a ideia é desfrutar os benefícios dos exercícios. Então, neste post vamos dar 4 dicas fundamentais sobre ginástica em casa para iniciantes, confira!

Fazer exercícios físicos pode depender de muitos fatores, como pagar uma academia ou sair de casa. Entretanto, ao longo da pandemia, muitas pessoas aderiram aos exercícios em casa. Além de seguro, essa também é uma forma prática de incorporar o exercícios na sua rotina. Afinal, dá para fazer os movimentos em seu próprio tempo, sem pressão. Outro ponto positivo é a economia, já que você não precisará ter um gasto mensal ou anual.

E, mais do que em qualquer outro momento, fazer exercícios físicos é fundamental. Além de evitar uma vida sedentária com muitos prejuízos, uma rotina de exercícios também pode ajudar a fortalecer a imunidade. De acordo com uma pesquisa da Ipsos:

“52% declararam ter aumentado de peso desde o início da disseminação da Covid-19 no país.”

Sedentarismo combinado com hábitos não saudáveis podem ser os grandes responsáveis pelos quilos a mais. Por isso, colocar o corpo em movimento, pelo menos por alguns minutos por dia, é capaz de trazer impactos super positivos para saúde, inclusive bem estar.

Por isso, nesse post, separamos 4 dicas sobre ginástica em casa para iniciantes. Dessa forma, você tira todas suas dúvidas e fica pronto para iniciar sua rotina de atividades físicas, veja:

Tenha liberação médica e orientação profissional

Ninguém deve fazer exercícios físicos sem liberação médica. Por isso, antes de iniciar uma rotina de treinos, tenha certeza que sua saúde está em dia. Procure um médico, mesmo que de forma remota, e faça exames. Depois que já tiver o ok do médico, procure um profissional de educação física.

Atualmente, há muitas formas de contar com o apoio de um profissioanl de educação física. Pode ser de forma remota, através de aplciativos ou até mesmo de vídeos do youtube. O mais importante é se basear nos movimentos e dicas de uma pessoa capacidata.

Dessa forma, você terá certeza que está se exercitando da maneira correta. Sem correr riscos de se machucar ou lesionar em casa mesmo. Então, não abra mão dessa etapa, porque ela é super importante para treinar em casa com segurança.

Estabeleça uma meta pessoal

Não é fácil trocar o sofá por uns minutos pulando corda ou correndo no lugar. Você vai precisar de muita motivação para criar e manter esse hábito. Por isso, estabeleça uma meta pessoal que faça sentido para você.

Então, vale tudo, pode ser treinar 20 minutos por dia, perder ou ganhar algumas medidas, ganhar mais massa magra, treinar dia sim dia não. Pense na meta que mais se encaixa na sua rotina e leve a sério!

Use roupas e calçados adequados

Apesar da prática ser em casa, você precisa levar seu treino a sério. Então, nada de fazer exercícios com a roupa do dia a dia. É necessário usar roupas confortáveis que te possibilite realizar todos movimentos.

E, o mais importante, use tênis para ter mais conforto e minimizar os impactos dos exercícios. De forma geral, o tênis é a melhor opção para fazer ginástica.

Ginástica em casa para iniciantes –  Exercícios leves

Um das melhores dicas de ginástica em casa para iniciantes é: faça exercícios leves. Não dá para ir do sedentarismo direto para um treino intenso.

Além do risco de se machucar, isso pode até de trazer certo desânimo, por não conseguir executar um treino completo ou certos movimentos.

Por isso, comece devagar, respeitando seu próprio tempo. Prefira treinos de baixa intensidade ou impacto e aproveite para se desenvolver com calma, dia após dia.

Bônus – Aposte nos acessórios fitness

Por fim, uma boa dica sobre ginástica em casa para iniciantes é apostar em alguns acessórios chave. Mesmo não estando em uma academia, dá para fazer treinos completos e com ótimos ganhos. E, alguns acessórios poder ser grandes aliados nessa jornada. Se você vai treinar em casa, as principais dicas de acessórios são:

Apesar de simples, esses três acessórios vão te ajudar no fortalecimento muscular, nos alongamentos e também a perder muitas calorias. Além disso, eles podem ser o incentivo que falta para transformar sua casa em seu lugar favorito para treinar!

Leia também: Atividade física e Covid – Entenda a relação dos dois temas

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