Atividade-fisica- e-covid
Categories:

Atividade física e Covid – Entenda a relação dos dois temas

Nem demais, nem de menos. Na hora de pensar na relação entre a prática de atividade física e Covid é preciso ter em mente uma palavra: equilíbrio. O isolamento social e a adesão ao home office fez com que uma parcela da população ficasse mais inativa. Então, as caminhadas até o ponto de ônibus, ou a saída para o almoço foram substituídas por horas e mais horas em frente ao computador. Com isso, o sedentarismo aumenta, prejudicando a saúde. Entretanto, malhar em excesso também pode ter impactos negativos. Por isso, neste post, vamos falar sobre a relação entre atividade física e Covid, veja!

Sentar-se em frente ao computador e passar horas nessa posição tem danos terríveis para o corpo. Dores nas costas, nos braços e nas pernas devido à má postura são alguns exemplos. Além disso, sabe-se que é extremamente saudável praticar exercícios físicos. Inclusive para não cair no sedentarismo, os especialistas recomendam a prática de 150 minutos de exercícios ao longo da semana.

Se manter em movimento traz muitos benefícios: diminuição do risco de doenças crônicas, como hipertensão e colesterol alto. Melhoras no sono e na saúde mental, como diminuição do estresse e da ansiedade. Entretanto, o que chama mais atenção nesse momento de pandemia, é a relação da atividade física com o aumento da imunidade. Porém, apesar de real, é preciso levar alguns pontos em conta:

Atividade física e o aumento da imunidade

Quando se realiza atividade física de forma moderada e com constância, ou seja, alguns minutos por dia, a prática pode ser muito benéfica. Inclusive, isso contribui para o fortalecimento da imunidade. Sendo assim, fazer exercícios físicos com moderação durante a pandemia do Covid-19 é super positivo. Isso porque um corpo com boa imunidade é menos propenso à contrair qualquer tipo de doença viral.

Então, uma pessoa que pratica exercícios físicos com regularidade tem mais chance de se recuperar rapidamente de doenças, quando se compara com pessoas sedentárias. Além disso, ao movimentar o corpo através dos exercícios também se produz diversas substâncias anti-inflamatórias. E, também, se evita o desenvolvimento de doenças crônicas como o colesterol alto e a diabetes.

Excesso de exercícios e imunidade

Se a atividade com moderação é excelente em tempos de pandemia, a atividade em excesso pode ter o efeito reverso. Isso porque praticar exercícios de alta intensidade com frequência tem como risco a diminuição da imunidade. Então, quando o corpo se eleva ao limite de forma muito forte e por muito tempo há uma queda geral da imunidade.

Por isso, durante a pandemia do corona vírus o melhor mesmo é evitar os treinos muito pesadões! O melhor é fazer treinos leves com moderação. Além disso, também é preciso tomar todos os cuidados de higiene, respeitar o distanciamento e usar máscara. Além disso, se possível, é mais prudente evitar os exercícios muito intensos nesse período.

Atividade física e Covid na quarentena

A relação entre a atividade física e a Covid se dá em dois aspectos. O primeiro é que os exercícios com moderação são ótimos para aumentar a imunidade. Afinal, os exercícios ajudam a diminuir o estresse.  Sendo assim, o organismo fica mais forte e menos suscetível às doenças.

Já o segundo ponto se relaciona com o sedentarismo, já que a inatividade física também traz riscos para a saúde. Então, o ideal é manter uma rotina de atividades físicas, mesmo que seja em casa, durante essa fase. Dessa forma, se une o útil ao agradável, portanto, evita-se cair no sedentarismo e por outro lado, se fortalece a imunidade.

Leia também: Como fazer Exercícios Físicos Online em Casa Mesmo?

Deixe um comentário