exercicios-fisicos-na-semana
Categories:

Qual é a quantidade ideal de exercícios físicos na semana?

Que é necessário incorporar exercícios na rotina, praticamente, todo mundo sabe. Porém, qual é a quantidade ideal de atividade física? A resposta para essa pergunta é praticamente uma unanimidade entre especialistas da área da saúde. Para não ser sedentário é preciso ter constância na prática de atividades físicas. Além disso, é preciso diluir o estipulado semanal nos vários dias da semana. Por isso, neste post, vamos falar sobre a quantidade ideal de exercícios físicos na semana, confira!

É um tanto quanto difícil incorporar a atividade física na rotina. Isso porque ao longo do dia muitas atividades já costumam tomar muito tempo. Então, a somatória de trabalho e tarefas domésticas já é responsável por grande parte do dia. Entretanto, é extremamente necessário se organizar previamente para incorporar pelo menos alguns minutos de exercícios no dia à dia.

Hoje em dia essa necessidade é ainda maior. Afinal, muitas pessoas que costumavam fazer caminhadas até o trabalho, subiam escadas e ficavam minutos em pé, agora trabalham em frente as telas. E, para o corpo, ficar totalmente sedentário ao longo da semana traz sérios prejuízos.

Inclusive, esses problemas afetam não só o físico, mas também a saúde mental. Por isso, é indispensável separar um tempinho para se movimentar. Entretanto, a grande questão é: quanto tempo de exercícios físicos na semana são necessários para não ser sedentário?

Exercícios físicos na semana – Tempo ideal

É consenso entre os profissionais da área da saúde que o tempo ideal que se deve dedicar aos exercícios são cerca de 150 minutos por semana. Entretanto, é necessário dividir esses minutos entre os vários dias da semana. Portanto, fazer um treino de duas horas em um único dia da semana é muito menos benéfico do que fazer vários treinos curtos ao longo dos sete dias.

Isso ocorre porque é muito importante que o corpo tenha rotina e constância na prática de atividades físicas. Então, a divisão dos 150 minutos pode abranger atividades aeróbicas e também a musculação. Inclusive, outra forma de cumprir esses minutos semanais é através de caminhadas moderadas ao longo da semana. Esse pequeno passo já faz toda diferença para não cair no sedentarismo.

Além disso, ao criar uma rotina diária que engloba os exercícios  se desfruta de todos os benefícios da atividade física. Por exemplo, se minimiza os riscos de desenvolver doenças crônicas como colesterol alto, diabetes e hipertensão. Também, há um impacto super positivo na saúde metal. Afinal, a prática de exercícios regular também diminui o estresse e a ansiedade.

Exercícios físicos de alta intensidade

Por outro lado, quem prefere exercícios de alta intensidade pode fazer menos tempo de exercícios na semana. Isso porque nesses treinos há um trabalho muito intenso e com isso o impacto no corpo é muito maior também. Segundo os especialistas se recomenda 75 minutos semanais de treinos de alta intensidade.

Por isso, quem curte treinos de HIIT, cross training e funcional está liberado para treinar por menos tempo. Entretanto, da mesma forma esses minutos também precisam ser distribuídos ao longo da semana, para manter a constância. Então, não tem problema treinar apenas 12 minutos por dia, desde que se faça isso diariamente.

Como incorporar exercícios na rotina?

Não há dúvidas de que é difícil dar o primeiro passo e encaixar os treinos na rotina. Porém, é necessário encontrar formas que simplificam esse momento para trazer mais motivação. Então, uma dica super importante é escolher uma atividade que você realmente se interesse.

Isso fará com que esse momento de se exercitar seja também um tempo de prazer e autocuidado. Sendo assim, será mais fácil ter a motivação necessária para deixar a indisposição bem longe e ir treinar. Além disso, ao fazer algo prazeroso será muito mais simples alcançar a meta dos 150 minutos semanais. Inclusive, será possível até mesmo ultrapassar esse número!

Deixe um comentário