exercicios-fisicos-e-imunidade
Categories:

Exercícios Físicos e Imunidade – Conheça a Relação

Existe uma relação entre os exercícios físicos e a imunidade. Entretanto, essa relação pode trazer impactos variados no corpo. Por isso, é preciso entender essa relação para saber como tirar proveito dos exercícios para melhorar o sistema imunológico. Sabemos que os exercícios físicos fazem muito bem ao corpo. Porém, esse resultado vem a partir da forma correta de se exercitar.

Nesse post, selecionamos alguns pontos relevantes sobre a importância dos exercícios físicos e imunidade. Especialmente, porque em tempos de pandemia, essa é uma informação preciosa. Afinal, quanto melhor está a imunidade, menor são os riscos de contrair alguma doença.

Então, veja como tirar o melhor proveito da atividade física para manter seu sistema imunológico fortalecido. Listamos alguns pontos principais entre a relação dos exercícios físicos e a imunidade e saiba como aproveitar os benefícios da atividade física.

Impacto dos Exercícios no Sistema Imunológico

Os exercícios físicos colocam os músculos em movimento. Além disso, eles aceleram os batimentos cardíacos. Sendo assim, as células imunes circulam mais pelo corpo, o que contribui para evitar o que fique doente.

Porém, esse movimento para o sistema imunológico só ocorre quando as atividades são feitas com frequência. Ao se exercitar aproximadamente três vezes por semana, já é possível desfrutar desse benefício.

Isso ocorre porque o a atividade física frequente aumenta o número de linfócitos no organismo. Esses linfócitos são justamente as células de defesa.

Exercícios Físicos e Imunidade – Redução de doenças

Os exercícios físicos são aliados poderosos no combate de doenças crônicas. Então, através da prática frequente de atividade física é possível reduzir riscos e diminuir índices de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol.

Até mesmo as caminhadas frequentes já ajudam a combater o sedentarismo e diminuir esses riscos. Os exercícios diminuem o percentual de gordura e com isso ajuda a desfrutar os exercícios.

Bem estar e saúde mental em dia

Além de todos os benefícios do para combater doenças crônicas e problemas físicos, os exercícios também são ótimos para a saúde mental. Então, os exercícios diminuem muito o estresse. Consequentemente, com menor nível de estresse a imunidade também fica mais fortalecida.

Não se exercite em excesso

Um grande porém da relação entre os exercícios físicos e a imunidade é o excesso. Os exercícios podem fazer parte da rotina. Portanto, fazer um pouco de exercício de forma moderada só traz benefícios. Entretanto, o excesso de atividades físicas é prejudicial para o corpo. Isso porque durante os exercícios o corpo começa a fazer um movimento de gastar calorias.

Então, com isso, aumenta também o estresse. Dessa forma, o sistema imunológico entra em alerta. Por isso, o corpo se torna suscetível aos problemas de saúde. Mas isso não deve ser de forma alguma uma desculpa para não se exercitar.

Basta escolher um exercício que gosta, e preferir qualidade e frequência no lugar de quantidade de horas. Então, evite exercícios de alta intensidade durante períodos muito longos.

Exercícios Físicos e Imunidade – Benefícios

Por fim, a imunidade se beneficia dos exercícios quando eles são feitos de forma moderada. Já que quando o corpo está em movimento há uma liberação dos linfócitos. Essas células contribuem para combater os agentes que trazem as patologias ao corpo.

Entretanto, a atividade física em excesso de horas é bastante prejudicial ao corpo. Pois o gasto calórico intenso, manda um sinal de alerta para o sistema imunológico e isso pode acabar em alguma doença.

Por isso, em tempos de pandemia, é mais válido se exercitar com moderação e de forma segura para ter um sistema imunológico fortalecido. Assim sendo, exercícios de alta intensidade devem ser adiados para um outro momento!

Deixe um comentário