espessura-ideal-tapete-de-yoga
Categories:

Qual é a espessura ideal para o tapete de yoga?

Para tornar a prática de yoga mais confortável e até mesmo mais segura, é preciso ter pelo menos um acessório: o mat. Esse tapetinho específico para a prática de atividades físicas faz toda diferença na hora de se movimentar ou ficar em determinadas posturas. Apesar de parecer simples, o mat tem algumas características importantes. Então, antes de comprar um tapete, é importante entender essas especificações. E a principal delas é, sem dúvidas, a espessura. Por isso, neste post, vamos explicar exatamente qual é a espessura ideal para o tapete de yoga, confira!

Yoga é uma prática simples que contribui para o autoconhecimento, desenvolvimento da musculatura, concentração, aumento da flexibilidade. De forma geral, a prática é bastante completa e traz ótimos benefícios para quem a incorpora na rotina.

Por ser boa para todos os níveis de praticantes, o Yoga também é visto como uma prática bastante inclusiva. Ainda assim, mesmo sendo fácil e não dependendo de nenhum equipamento para a realização, existe um acessório que traz um impacto bastante prático para o exercício.

O uso do tapete de Yoga faz com que seja mais seguro se posicionar em diversas posturas sem correr o risco de escorregar ou cair. Além disso, o tapete do tipo mat, serve para evitar o impacto direto no solo, seja quando está deitado, sentado ou em pé.

E apesar do mat ser bastante simples, existem algumas especificações que fazem diferença na hora de escolher um bom mat. Muito além da beleza, é preciso levar em consideração características como: textura, medidas e, principalmente, a espessura.

Isso porque se exercitar em um tapete com a espessura incorreta pode prejudicar tanto o exercício, quanto o corpo. Por isso, neste post, separamos as principais dicas para você escolher a espessura ideal para o tapete de yoga, confira:

Tapete de Yoga 4mm

O tapete de Yoga com 4mm é um dos mais finos, mas que já garante uma proteção do impacto. Mesmo com apenas 4mm ele fica entre o corpo e o solo e faz com que se tenha um pouco mais de conforto durante os exercícios. Para quem prefere tapetes mais fininhos, a opção do mat de 4mm é a opção ideal.

Normalmente, os tapetes de yoga em PVC apresentam essa espessura. São modelos mais básicos, mas que já cumprem muito bem seu papel de assegurar mais conforto e segurança durante a prática de yoga ou pilates.

Tapete para Yoga 5mm

O tapete 5mm também é uma boa opção para quem quer um tapete mais fininho, fácil de transportar ou até mesmo para quem quer um modelo profissional. Afinal, o tapete de yoga profissional em borracha natural tem essa espessura.

A aderência do tapete de yoga 5mm no solo é ótima. Ele não escorra, não desliza na execução dos movimentos. Além disso, o tapete tem uma textura ideal para que o corpo também tenha estabilidade nos momentos de prática.

Yoga Mat 6mm

O tapete de yoga 6mm já é um pouco mais grosso. Apesar da diferença ser pequena, isso já faz com que ele mantenha um distanciamento ainda maior entre o corpo e o solo. Por isso, essa é uma espessura boa para quem prefere um pouco mais de conforto.

Colchonete 10mm

Por fim, o tapete mais grossinho que pode ser usado para yoga é o colchonete em nbr de 10mm. Diferente dos outros mats, esse é um modelo com aspecto bem mais “fofinho”. Então, é a melhor alternativa para os praticantes que preferem ficar mais confortáveis, mas sem perder o alinhamento da coluna.

Espessura ideal para o tapete de Yoga

De modo geral, não há apenas uma única espessura ideal do tapete de yoga. Na verdade, as melhores espessuras são de 4mm à 10mm. Todas essas espessuras preservam o alinhamento das costas, o que é superimportante para não lesionar as costas e manter a postura durante a prática.

Leia também: Descubra qual é o melhor tapete de ginástica grosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *