disco-de-equilibrio-inflavel
Categories:

Para que serve o disco de equilíbrio inflável?

Se você já treina a algum tempo ou se já fez fisioterapia, com certeza, já viu um disco de equilíbrio. Apesar de parecer um acessório muito simples e sem grandes mistérios, o disco é surpreendente! Além de trazer enormes benefícios para quem faz reabilitação, o acessório ajuda a trabalhar diversas habilidades corporais. Então, nesse post, vamos falar para que serve o disco de equilíbrio e quais são seus benefícios. Veja!

A primeira vista, o disco equilíbrio pode até parecer um acessório muito simples. Entretanto, esse acessório pequeno e inflável tem muita utilidade. Inclusive, ele é tão bom que faz parte desde as sessões de fisioterapia até aos treinos mais pesados. Isso porque o disco tem muitas finalidades diferentes. Então, se você tem dúvidas sobre como usar e para que serve o acessório fitness, confira abaixo:

Para que serve o disco de equilíbrio?

O disco de equilíbrio inflável é um acessório compacto e texturizado. É possível utilizá-lo para uma série de objetivos diferentes. Então, enquanto na reabilitação o acessório serve para aumentar o equilíbrio e a coordenação, nos treinos ele é útil para aumentar o grau de dificuldade. Então, em um exercício de prancha, por exemplo, o disco inflável serve para promover uma certa instabilidade. Com isso, há um trabalho mais potente e intenso de fortalecimento do core. Manter essa região central do corpo forte é excelente para um bem estar geral do corpo.

Além disso, o disco de propriocepção inflável também costuma fazer parte de exercícios proprioceptivos. Portanto, o disco é ótimo para quem quer encontrar o equilíbrio perfeito em diversas posições diferentes. E, consequentemente, desenvolver a consciência corporal. Isso porque sua superfície inflável propõem a instabilidade necessária. Dessa forma, é possível trabalhar essas múltiplas habilidades corporais. Outro benefício do uso do disco de equilíbrio é a melhoria da postura. Por isso, o acessório é extremamente útil para quem busca desenvolver diversos aspectos.

Vale a pena ter um disco de equilíbrio?

Com certeza, o disco de propriocepção é um daqueles acessórios interessantes para ter em casa. Isso porque ele possibilita uma ampla variedade de treinos. Além disso, dá para trabalhar equilíbrio, melhoria da postura e coordenação apenas com o auxílio do acessório. Sem contar que o disco ocupa pouco espaço e é muito prático!

Entretanto, para desfrutar, de fato de todos os benefícios do acessório, é necessário ter orientação de um profissional de educação física. Afinal, apenas com as instruções corretas você poderá alcançar seus objetivos com o acessório da melhor forma possível.

Como encher o disco?

Muitas pessoas acabam enchendo o disco inflável incorretamente. Com isso, acabam furando o acessório antes mesmo de usar. Por isso, ao enchê-lo é preciso apoiar o disco em uma superfície lisa. Então, insira o bico da bomba de forma diagonal no disco, para não furar o outro lado. Depois de inserir o bico da bomba corretamente, encha o disco fazendo movimentos suaves.

Tipos de disco de equilíbrio

Apesar da versão inflável ser uma das mais populares, existem outros tipos de disco que trazem os mesmo benefícios. Então, na hora de adquirir um é importante observar qual está mais de acordo com suas necessidades. Veja os principais modelos de disco:

  • Disco de equilíbrio flexível;
  • Disco de deslizamento;
  • Meia bola de equilíbrio (bola de pilates);

Encontre na Yangfit, diversos acessórios para treino como discos, meia bola bosu e bola suíça. Dê potência aos seus exercícios do dia à dia!

Deixe um comentário