dia-mundial-da-saude
Categories:

Dia Mundial da Saúde – 4 dicas para uma saúde melhor

O Dia Mundial da Saúde é uma data que serve para ampliar a conscientização sobre grandes questões que envolvem o tema, desde o aumento do acesso até aos cuidados que podem ser parte da rotina das pessoas. Cuidar da própria saúde é uma das ações mais importantes para todas as pessoas. Portanto, a data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) vem para tornar esse dia um marco. Dessa forma, em todo mundo as atenções se voltam para as muitas questões que envolvem o tema. Quer saber mais sobre o ocasião? Então, confira o post!

Muitas vezes, algumas datas são celebradas para que as pessoas possam falar sobre temas sociais que são extremamente importantes. O Dia da Saúde, comemorado em todo mundo, é um excelente exemplo disso. Veículos de comunicação, organizações, pessoas nas redes sociais, todos acabam falando sobre um único assunto: a saúde.

E, pensar no tema é cada vez mais relevante, tendo em vista números de sedentarismo ou de aumento de doenças crônicas. Então, esse dia especial levanta questões que trazem alertas importantes sobre os cuidados com a saúde. Saiba mais sobre a data, a seguir:

Qual é o Dia Mundial da Saúde?

Se comemora o Dia Mundial da Saúde sempre no dia 7 de abril. A data criada pela OMS em 1948 e desde então, todos os anos as questões que tratam do tema são debatidas nesse dia. Além de ajudar a falar sobre temas sociais como a ampliação do acesso aos serviços de saúde pública, a data também serve para falar sobre autocuidado, prevenção e hábitos saudáveis.

Qual é a importância do Dia Mundial da Saúde?

O grande marco da comemoração dessa data é poder levantar publicamente o debate sobre quantas pessoas no mundo têm acesso a consultas, exames, tratamentos, atendimento básico. Além disso, também contribui nas discussões sobre autocuidado, tanto com a saúde física, quanto com a saúde mental. Ess conversa toda sempre faz parte da celebração, além de ter um tema definido para enriquecer as discussões a cada ano.

Dia Mundial da Saúde  – o que fazer para ser mais saudável

Há várias formas para se tornar mais saudável, mas é importante destacar que as mudanças para uma vida com melhor qualidade são incorporadas com o tempo. Portanto, apenas com a inclusão permanente de hábitos melhores é possível ter uma vida mais saudável. Esses hábitos envolvem desde a diminuição dos níveis de estresse, até a prevenção de doenças antes mesmo do tratamento. Conheça algumas formas de como manter uma vida mais saudável!

Cuidados com a saúde mental

É fundamental manter a saúde mental em dia, ou seja, evitar o estresse, lidar com a ansiedade e, de forma geral, manter as emoções no centro, levando todas em consideração, na hora de pensar no bem-estar. Apenas com a saúde mental em dia é possível ter uma vida plenamente saudável.

Prevenção de doenças

Outro ponto, que também contribui muito para se ter uma vida com ótima qualidade é fazer exames rotineiros pelo menos uma vez ao ano. Isso ajuda a checar se está tudo certo e consequentemente a prevenir doenças possíveis. Então, o check up deve ser parte fundamental da rotina de qualquer pessoa.

Alimentação mais saudável

Além de cuidar da saúde mental e realizar exames com uma boa frequência, também é preciso cuidar da alimentação. Priorizar comidas mais saudáveis, beber bastante água, fazer refeições com alimentos de boa qualidade são ótimas formas de se manter saudável.

Prática de exercícios físicos

Por fim, o hábito que não pode faltar na rotina de quem quer se manter saudável, certamente, é praticar exercícios físicos. Ao manter o corpo em movimento com constância é possível prevenir doenças crônicas, fortalecer músculos, articulações, ter ossos mais saudáveis, assim como melhorar a resistência do sistema cardiorrespitatório. Segundo a OMS, para evitar o sedentarismo é preciso fazer pelo menos 150 minutos por semana.

Essas são algumas maneiras de manter o corpo e a mente saudáveis, tendo uma qualidade de vida muito melhor! E, se você deseja começar a mudança hoje mesmo, acesse o site da Yangfit encontre os melhores acessórios para praticar diversos tipos de atividades físicas.

Deixe um comentário