combate-ao-sedentarismo
Categories:

Combate ao sedentarismo – 5 dicas para ter uma vida mais saudável

Segundo dados da Organizacao Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70% das pessoas sao sedentarias em todo o mundo. Esse dado alarmante mostra a urgencia de termos mais acoes de conscientizacao e incentivo a pratica de atividades fisicas. E, é claro que a mudanca comeca a partir de cada pessoa. Por isso, nesse post, iremos dar 5 boas dicas de combate ao sedentarismo. Confira!

Nem sempre é facil ter disposicao para fazer exercícios. Mas, é superimportante incorporar a atividade física na rotina! Mesmo que seja apenas algo mais tranquilo, como fazer uma caminhada, até a prática de esportes mais intensos.

O ideal é movimentar o corpo pelo menos durante 300 minutos por semana, segundo a OMS. Mas, só fazer exercícios não adianta, para se ter uma vida mais saudável também é preciso cuidar da saúde mental e ter uma alimentação boa com alimentos nutritivos. 

Entretanto, no post de hoje, vamos focar em dicas essenciais para quem deseja por em prática os planos de fazer atividade física. Então, veja como começar o combate ao sedentarismo de uma vez por todas:

Mude os pequenos hábitos

Tudo começa quando a gente muda nossa forma de pensar. Então, começar alterando pequenos hábitos cotidianos, por exemplo, trocar o elevador pelas escadas. Seja no trabalho ou em casa, no lugar em que tiver a opção de andar de elevador, prefira a escada.

Isso já vai manter seu corpo em movimento e aos poucos irá fazer seu corpo se acortumar com a atividade física. Mesmo que seja por poucos andares, tenha como opção subir ou descer escadas. Certamente, essa pequena mudança já fará diferença no combate ao sedentarismo.

Descubra qual atividade física você gosta

Um outro ponto muito importante quando falamos de combate ao sedentarismo é: descubra qual atividade física você gosta. Tem gente que curte jogar futebol, outras pessoas amam nadar. E há também quem prefira caminhar por aí ou andar de bicicleta.

Não importa qual é sua opção favorita. O fundamental mesmo é saber o que te dá prazer na hora de fazer exercícios. Isso irá te estimular a sempre ter vontade de se movimentar e sair da vida sedentária.

Tente manter a frequência

Não adianta durante um mês fazer uma grande de exercícios e no outro deixar tudo de lado e abandonar a rotina saudável. É melhor fazer poucos minutos por dia, mas todos os dias… Isso faz com que o corpo vá criando o hábito de se manter em movimento.

E, consequentemente, o sedentarismo diminuí, uma vez em que as práticas esportivas vão ganhando cada vez mais um espaço maior na sau vida. Então, lembre-se que frequência é tudo! Mesmo que por cinco minutos diários, vale a pena se mexer!

Combate ao sedentarismo com caminhadas

Uma das formas mais democráticas de se exercitar é sair para caminhar. Isso porque você só vai precisar de um par de tênis razoável e disposição. Dá pra caminhar na rua de casa, em avenidas próximas, em lugares específicos… Enfim, as opções são muitas e também são bastante acessíveis.

Por isso, se tempo, dinheiro ou modalidade saõ fatores limitantes para você, caminhar pode ser uma boa opção! Com apenas poucos minutos por dia, dá para ter ótimos benefícios como prevenção do desenvolvimento de doenças cardiorrespiratórias e também crônicsa.

Facilite o acesso ao exercício para o combate ao sedentarismo

Por fim, uma boa dica para quem deseja se exercitar para iniciar o combate ao sedentarismo, mas não sabe nem por onde começar: facilite o acesso ao exercício. Tenha acessórios por perto que vão te motivar a se mexer, mesmo que seja dentro de casa.

Pode ser desde os elásticos para malhar até as bicicletas ergométricas. Os acessórios servem como um lembrete e também um estímulo de que é super possível treinar em casa!

Iniciar o combate ao sedentarismo não é fácil, mas é com certeza uma das melhores formas de se manter saudável e com mais bem-estar. Então, não perca tempo, comece hoje mesmo a se exercitar!

Leia também: Inatividade Física – Veja os impactos da falta de exercícios

Deixe um comentário