desenvolver-equilibrio-corporal
Categories:

Veja 5 formas de desenvolver equilíbrio corporal

O equilíbrio é uma das habilidades mais importante do corpo. Porém, em algumas situações ele acaba sendo prejudicado. Então, a falta de equilíbrio pode ser resultado de uma alimentação ruim, estresse, sedentarismo. Por isso, é importante saber como recuperar o equilíbrio corporal. Em muitos casos, bastam alguns exercícios para aos poucos desenvolver essa habilidade fundamental. Neste post, vamos falar sobre as principais formas de desenvolver equilíbrio corporal, confira!

Com o treinamento correto nosso corpo é capaz de fazer coisas incríveis! Também é possível desenvolver competências e habilidades ao incorporar alguns hábitos e exercícios no cotidiano.

Nesse post, vamos falar sobre os exercícios físicos para equilíbrio. Então, se você sente que não tem mais a firmeza que tinha antes e já descartou problemas de saúde, esses exercícios podem ser bastante úteis.

Lembre-se que a estabilização corporal é muito importante para sustentar toda a estrutura física. Por isso, se você precisa desenvolver equílibrio corporal, acompanhe essas dicas.

Desenvolver equilíbrio corporal com um pé só

Um dos exercícios mais úteis para desenvolver equilíbrio corporal é tentar se estabilizar com um pé só não chão. Enquanto isso, a outra pena fica a frente da que está apoiada. Ao ficar nessa posição, alternando as pernas que ficam no solo, já é uma maneira simples de treinar o equilíbrio.

É importante fixar o olhar em um ponto fixo para manter a concentração. No começo pode ser um pouco mais difícil. Então, se precisar apoie a ponta do pé que não está no solo. Mas, tente se manter em pé apenas apoiando uma perna por alguns segundos. Isso vai ajudar no desenvolvimento de mais equilíbrio.

Elevação de calcanhar

O exercício de elevação de calcanhar faz parte de muitos treinos de musculação. Porém, além de fortalecer os músculos da panturrilha, esse exercício também é excelente para melhorar o equilíbrio corporal.

Por isso, apoie os pés no chão, de levante o calcanhar o máximo que puder. Se precisar, apoie-se em uma parede. Isso pode ajudar a ter um pouco mais de equilíbrio no início e com o passar do tempo desenvolver equilíbrio corporal.

Andar em linha reta

Esse exercício para equilíbrio corporal é um movimento simples e que praticamente todo mundo pode fazer. Então, basta traçar uma linha no solo e tentar andar sobre essa linha reta.

Ao fazer esse movimento, seu corpo irá procurar o equilíbrio e a concentração necessários para se manter sempre reto. Por isso, esse exercício é uma boa pedida para quem quer treinar e desenvolver equilíbrio da forma mais simples.

Alongamento para aumentar o equilíbrio

Além de melhorar a flexibilidade, os exercícios de alongamento também ajudam a aumentar a consciência corporal. Sendo assim, com uma consciência corporal maior, também se tem mais equilíbrio.

Por isso, uma sequência simples de exercícios de alongamento feitos com constância pode ser bastante suficiente para aumentar o equilíbrio do corpo todo. Então, essa é uma forma bastante simples e funcional para desenvolver o equilíbrio do corpo.

Estabilização com olhos fechados

Os idosos que precisam melhorar o equilíbrio, mas apresentam limitações para exercícios podem treinar a habilidade a partir de uma outra abordagem. Então, basta fechar os olhos e procurar se manter estável na mesma postura por alguns segundos.

Essa é um exercício fácil para treinar equilíbrio, principalmente, quando se tem alguma limitação física para realização de treinos. Então, vale a pena incorporar a prática.

Treino com disco de equilíbrio

Também dá para treinar e desenvolver equílibrio com os acessórios esportivos. Então, dois bons exemplos são o disco de equilíbrio e a prancha de equilíbrio. Com esses dois equipamentos dá para fazer dezenas de exercícios que fortalecem o core e melhoram o equilíbrio corporal.

Leia também: Para que serve o disco de equilíbrio inflável?

Deixe um comentário