evitar-dor-nas-costas
Categories:

Saiba como evitar dor nas costas

Segundo uma pesquisa feita pelo Hospital das Clínicas, quatro a cada dez pessoas sentem dor nas costas. O desconforto na região pode acontecer em diferentes partes: na parte de cima, na do meio ou embaixo. Apesar de ser muito comum,há como evitar dor nas costas. E, neste post, vamos falar sobre algumas práticas e hábitos que podem ajudar a ficar longe das dores nas costas.

Tem dor nas costas? Você não está sozinho nessa, muitas pessoas sentem desconforto na região lombar, cervical, toráxica. Existem algumas doenças que provocam essas dores e devem ser tratadas diretamente com acompanhamento médico.

Entretanto, em muitos casos, a dor nas costas é resultado de uma vida sedentária, de má postura e também de falta de força muscular. Por isso, se você já descartou problemas de saúde como hérnias, por exemplo, saiba como evitar dor nas costas.

O ponto mais importante é que não há milagre! Para evitar a dor desagradável e contínua é preciso muitas vezes mudar completamente os hábitos. Então, isso pode ser feito através da insersão de atividades físicas no dia a dia.

Não é um caminho fácil ou curto, mas certamente é o caminho mais duradouro e mais saudável para evitar dores nas costas. Por isso, se você quer deixar as dores na coluna para trás, veja o que pode fazer:

Alongamentos

Uma das melhores formas de evitar as dores para o corpo todo é através dos alongamentos. Por isso, procure incorporar o hábito de alongar a região das costas diariamente.

Mesmo que seja por apenas alguns minutos, o alongamento é um tipo de exercício poderoso para não sentir as intensas dores nas costas. Inclusive, algumas posturas do Yoga podem ser feitas como alongamento.

Por exemplo, a postura do gato e da vaca é ideal para quem sente dores em toda extensão das costas. E a postura da esfinge pode ajudar quem tem dores na região lombar.

pilates-para-dor-nas-costas

Como evitar dor nas costas? Boa postura

Sabe quando você está há horas na cadeira e percebe que está com uma postura completamente torta? Isso é um dos principais causadores das dores nas costas.

Muitas vezes por estarmos concentrados em outras tarefas nem percebemos que estamos em uma má postura. Porém, é certo que depois as dores vêm e trazem a lembrança de que a postura estava errada.

corrigir-postura-evitar-dor

Por isso, é importante prestar sempre atenção em como estamos sentados. Principalmente, nos momentos em que se trabalha. Afinal, nesses momentos é que se distraí e sem perceber a postura correta fica para trás.

Fortalecimento do abdomen

Outro ponto super importante para evitar dores nas costas é a prevenção. Então, o melhor caminho é fortalecer a musculatura do corpo. Principalmente, da região central. Quem ter dor nas costas deve procurar fazer treinamentos e exercícios que fortalecem o core.

Afinal, essa parte do centro do corpo é o que sustenta todo o resto. E ter força nessa região é sinônimo de não ter dor nas costas. Por isso, procure práticas como Pilates, Yoga e até mesmo musculação. Todas elas contribuem para o fortalecimento do core e ajudama a evitar a dor nas costas.

fortalecer-core-dor-costas

Levante algumas vezes

Ficar na cadeira ou no sofá o dia todo não é um bom hábito para ninguém. Se você tem dor nas costas é ainda pior. Por isso, levante-se com alguma frequência para uma pequena caminhada.

Ou até mesmo para ficar em pé por uns cinco minutos. Esse hábito já ajuda a evitar as terríveis dores nas costas, que muitas vezes tem como causa a má postura e o sedentarismo.

dor-nas-costas

Como evitar dor nas costas com rolo de liberação

Por fim, uma boa dica para quem ter dor nas costas é usar um rolo de liberação miofascial. Muitas vezes, se formam pontos gatilho nas fascias dos músculos e isso provoca dores muito intensas, inclusive nas costas.

Uma das melhores formas de evitar e também aliviar essas dores é fazendo a liberação desses pontos. Então, os diferentes tipos de rolo de liberação são muito eficientes para amenizar as dores nas costas.

rolo-de-liberacao-dor-nas-costas

De todo modo, o mais importante para não ter dores nas costas é ter uma rotina de exercícios. Além de ser mais saudável para o corpo todo de forma geral, combater o sedentarismo também é um dos segredos para não ter dor nas costas.

Deixe um comentário