Categories:

Bosu Ball – Conheça os principais benefícios acessório

Quando se fala em Pilates, há um acessório que sempre se destaca: a bola suíça. Entretanto, há outros tipos de equipamentos que também auxiliam a prática de Pilates. Além de facilitarem alguns movimentos, por garantir o apoio do membros, esses acessórios também têm muitos outros benefícios. Então, neste post, vamos falar sobre a Bosu Ball, também conhecida como meia bola bosu. Além de ser um acessório fácil de usar, ele traz grandes benefícios para os praticantes de Pilates.

Assim como a bola suíça, a bosu ball também é esférica. Entretanto, ela é apenas metade de uma bola. Sendo assim, enquanto um lado tem formato e textura de bola, o outro tem um superfície plana.

bosu-ball-pilates

Então, é bem comum usar os dois lados da bosu ball para praticar exercícios. Tudo vai depender dos objetivos e da orientação profissional. Mas a principal característica do acessório é promover uma instabilidade. Dessa forma, ao procurar estabilizar o corpo nas diferentes posições e movimentos, há o trabalho de fortalecimento muscular. Então, veja as principais vantagens da bola:

Fortalecer o core com Bosu Ball

A melhor qualidade da bosu ball é a promoção do fortalecimento do core. Isso se dá por conta da busca de estabilização sobre a bola, seja na superfície esférica ou plana. Esse movimento faz com que se concentre o esforço na região central do corpo. Dessa forma, a bola potencializa o trabalho de fortalecimento do core, que já faz parte do Pilates, de forma geral. Então, como essa parte impacta diversas regiões e seu fortalecimento é essencial para o corpo todo, esse é um dos melhores benefícios da bola.

Equilíbrio e coordenação

Além de fortalecer o core, a bosu ball também tem a vantagem de trabalhar o equilíbrio e a coordenação. Afinal, não é fácil se manter em uma posição, com a postura ereta, em cima de uma bola. Para permanecer em certar posições é preciso manter toda a concentração na parte central do corpo. Dessa forma, há um trabalho também para aprimorar o equilíbrio e a coordenação dos movimentos.

Fortalecimento corporal

A meia bola bosu trabalha o fortalecimento do corpo todo, ou seja, de forma geral. O que vai fazer diferença são as posturas e posições que vão compor a prática. O acessório é tão completo, que normalmente, ele acompanha elásticos com pegadores, para trabalhar até mesmo os braços. Então, a partir das muitas possibilidades de treino dá para fortalecer o corpo todo. Especialmente, por conta da instabilidade, já que muitas vezes mais músculos são usados na busca do equilíbrio e da estabilidade.

Melhora da postura

Para se equilibrar na bola, seja sentado ou em pé, é extremamente importante manter a postura. Esse exercício de manter a coluna ereta durante a prática, traz benefícios para o dia a dia, como a melhoria da postura. Além disso, o próprio fortalecimento do core já traz esse impacto positivo para o corpo. Portanto, quem treina com meia bola evita ter má postura e consequentemente dores nas costas.

Consciência corporal

Um outro benefício extremamente importante da Bosu Ball é o desenvolvimento de uma melhor consciência corporal. Afinal, se solicita diferentes partes do corpo na busca pelo equilíbrio sobre a bola. Sendo assim, para ficar nas posturas de forma confortável é preciso conhecer muito bem seu corpo e entender como ele se porta no acessório. Por isso, progressivamente há um ganho enorme em termos de consciência corporal.

Não é a toa que esse acessório faz parte dos treinos de diversas pessoas! Inclusive, muitos personal trainers incorporam a bosu ball nos treinos, para promover através dela o fortalecimento do core e também dos membros inferiores. Isso porque mesmo sendo bastante intenso, o acessório é fácil de usar, desde que se tenha as orientações profissionais corretas.

Saiba como treinar como a Bosu Ball

Agora que você já conhece os principais benefícios, veja algumas opções de exercícios com a Meia Bola Bosu!

Deixe um comentário