beneficios-do-treinamento-funcional
Categories:

4 principais benefícios do treinamento funcional

Funcional- o próprio nome desse tipo de treino já explica muita coisa. A principal característica do treinamento funcional é melhorar ou até mesmo desenvolver algumas habilidades básicas. Além disso, o treino serve para melhorar o funcionamento do corpo durante atividades cotidianas. Por isso, muitas pessoas recorrem a esse tipo de treino para desenvolver um melhor condicionamento físico e com isso minizar dores e tem mais bem estar. Neste post, vamos falar sobre os principais benefícios do treinamento funcional.

Quase todo mundo pode subir e descer escadas, assim como caminhar e se abaixar, certo? Porém, esses movimentos podem se tornar mais limitados. Seja por sedentarismo ou pela passagem do tempo, algumas dores acabam tornando movimentações simples algo muito difícil. Por isso, o treinamento funcional tem ganhado cada vez mais popularidade.

Benefícios do treinamento funcional

Esse tipo de treino se baseia nos movimentos cotidianos. E, o mais interessante é que o treino funcional pode ser feito pela maioria das pessoas. Mas, além de ser muito acessível, o treino tem muitos outros pontos positivos. E, é sobres eles que vamos falar, veja os principais benefícios do treinamento funcional:

Coordenação e equilíbrio

Os movimentos dinâmicos feitos com acessórios como: escada de agilidade, cones e chapéu chinês esse tipo de treino melhoram a coordenação e o equlíbrio. Então, com o passar do tempo e treinos frequentes, dá para notar uma melhora significativa nesses aspectos.

Emagrecimento

Nem sempre é simples encontrar um tipo de treino que seja dinâmico, completo e que ainda emagreça. Por isso, o funcional é um dos mais populares das academias. Ele reúne todas essas qualidades em um único treino.

E, não tem necessidade de ficar horas e horas malhando para emagrecer. Basta fazer alguns minutos de exercício para ter ótimos resultado. Inclusive, em termos de emagrecimento.

Isso porque, outro ponto super positivo do treino funcional é que ele contribui para a aceleração do metabolismo. Por isso, quem treina com frequência e mantem uma alimentação saudável consegue perder muitos quilos.

Força, resistência e flexibilidade

Além de emagrecer o treino também ajuda no fortalecimento e aumento de resistência muscular. Os movimentos com carga e acessórios como os elásticos super band fazem com que haja o estímulo necessário para que os músculos fiquem fortes.

E, tem outro ponto positivo, esse fortalecimento é para todas as partes do corpo. Afinal, durante o treino se malha o corpo inteiro.

Mais facilidade para realizar os movimentos do dia a dia

O melhor benefício desse tipo de treino é que ele ajuda na realização dos movimentos cotidianos. Então, seguir um programa de treinamentos funcionais vai te ajudar em tarefas desde pegar uma caixa até caminhar por bons minutos, com muito mais qualidade.

Bônus – Treinamento Funcional é para todos

Diferente de outros tipos de atividades físicas, o treinamento funcional é totalmente adaptável. Então, justamente, por se tratar de um programa baseado nos movimentos do corpo, qualquer pessoa consegue realizar os exercícios propostos.

Mas, lembre-se de consultar um médico antes da prática de exercícios. Também é fundamental ter acompanhamento ou orientação de um profissional de educação física.

Leia também: 8 atividades físicas ao ar livre para se movimentar

Deixe um comentário