atividade-fisica-ao-ar-livre
Categories:

8 atividades físicas ao ar livre para se movimentar

Fazer exercícios é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Muito além de emagrecer ou outros propósitos estéticos, a atividade física traz inúmeros benefícios para o corpo e também para a mente. Por isso, é necessário ter o hábito de se exercitar pelo menos por alguns minutos por dia. Com a pandemia e muitas academias fechadas, uma saída foi treinar em casa. Porém, nem todo mundo se adapta a essa opção. Por isso, uma outra alternativa são as atividades físicas ao ar livre.

Além de colocar o corpo em movimento, fazer exercícios ao ar livre também alivia o estresse, diminui a ansiedade e traz bem estar. Por isso, se você busca uma forma de se exercitar durante o período de pandemia, os exercícios ao ar livre podem ser uma boa ideia.

Mas antes de sair por ai, é preciso se atentar ao cenário da pandemia e o nível da gravidade. Em regiões em que as condições estão mais controladas, os treinos ao ar livre são opções possível. E, se exercitar ao ar livre não significa apenas correr ou caminhar, há muitas outras formas de fazer atividades físicas ao ar livre, veja algumas boas ideias:

Treinamento suspenso ao ar livre

O treinamento suspenso é uma ótima alternativa para quem quer malhar com intensidade, mas usando poucos recursos. Isso porque esse tipo de treino se baseia no próprio peso corporal. Ou seja, através do seu peso você desenvolve força e resistência. Para fazer esse tipo de treino é necessário apenas de Fitas TRX e uma árvore ou barra para fixar as fitas e usar o peso do corpo em diversos movimentos.

Pilates em um parque

Você já pensou em fazer pilates em um parque? Essa também é uma possibilidade para quem quer treinar ao ar livre. O pilates é uma prática muito completa e ótima para o fortalecimento muscular. Especialmente, da região central do corpo. Além disso, para fazer o pilates solo você vai precisar no máximo de um tapete. Por isso, essa é uma opção diferente e prática.

Treinamento Funcional

O treinamento funcional é mais intenso e ótimo para quem quer gastar energia e perder calorias. Como esse tipo de treino trabalha habilidades como coordenação, força, resistência, também dá para fazer o treino em qualquer lugar. Provavelmente, você vai precisar de alguns acessórios como cones, escada de agilidade, chapéu chinês. E, também uma boa orientação profissional!

Ciclismo

Para quem curte andar de bike, o ciclismo é uma excelente opção de atividade ao ar livre. Além de ser uma modalidade individual, que garante a segurança, o ciclismo é muito divertido. Aproveite para explorar sua região, conhecer lugares novos e gastar bastante energia pedalando por ai!

Musculação com elásticos para malhar

Outra forma de seguir seus treinamentos de força ao ar livre é com os elásticos. Apesar de ser mais comum fazer musculação nas academias, com alguns elásticos você consegue fazer um treino para o corpo todo. Então, seja em casa ou ar livre com as super bands dá para malhar força e resistência.

Alongamentos

Por outro lado as atividades mais leves estão entre suas preferidas, você pode apostar nos alongamentos. E, um parque é o cenário perfeito para se alongar e eliminar dores. Então, apenas um tapetinho já vai ser suficiente para alongar o corpo todo. Mas, você também pode intensificar seus alongamentos usando elásticos  thera band.

Atividade física ao ar livre – Yoga

A Yoga é uma prática ótima para o corpo e para a mente. Então, nesse momento a prática, também meditativa, pode ser a melhor forma de fazer exercícios ao ar livre. Apesar de poder fazer em casa também, o contato com a natureza pode contribuir ainda mais para sua imersão na prática.

Ginástica

Simples e eficaz! A ginástica ou exercícios aeróbicos são dinâmicos. E, mesmo que se faça individualmente eles também são muito divertidos. Por isso, fazer um treino com alguns movimentos de ginástica ao ar livre é também uma forma muito interessante de treinar ao ar livre.

Como fazer atividade física ao ar livre com segurança

Apesar do risco de contaminação ser baixo, ainda é preciso tomar muitos cuidados ao fazer atividade física ao ar livre durante a pandemia. Então, mesmo com o incentivo por parte de especialistas da saúde para realizar exercícios, fique atento às principais dicas:

  • Faça atividades individuais
  • Evite aglomerações
  • Use máscara sempre seca, se for preciso leve uma troca
  • Escolha horários de menor movimento
  • Use álcool gel e/ou lave bem as mãos
  • Mantenha o distanciamento social
  • Preste atenção em como fica sua respiração em atividades mais intensas, se preciso pare

Leia também: 10 Dicas para Fazer Exercício Físico de Máscara

Deixe um comentário