barras-e-anilhas-para-crossfit
Categories:

Barras e Anilhas para Cross training – Veja as Melhores Opções

Se você está entrando no universo do cross training, provavelmente, já sabe da importância do LPO, um dos principais movimentos da modalidade. O levantamento de peso olímpico trabalha diversas habilidades do corpo. Porém, só é possível fazê-lo corretamente quando se tem os equipamentos corretos. Por isso, nesse post, vamos falar sobre as melhores barras e anilhas para cross training, confira!

O LPO é realizado com as barra olímpica e também com as anilhas olímpicas. Isso porque elas tem as medidas e o peso correto da modalidade esportiva. As principais diferenças da barra olímpica quando comparada com as outras são justamente o peso e as medidas. Então, é de extrema importância fazer o LPO com as barras e anilhas para cross training.

Também vale dizer que há diferenças entre a barra olímpica. A variação principal é ser feminina ou masculina. Isso porque algumas características também são diferentes de acordo com o tipo.

Barra Olímpica Cross training

Quando se vai praticar LPO uns dos passos mais importantes é escolher sua barra. E, é necessário que ela seja uma barra olímpica. Isso porque essa versão da barra segue a medida padrão de 220cm e tem 20kgs na versão masculina. Já o modelo feminino tem 201cm e pesa 15kgs, medidas que também seguem ao padrão.

Além disso, as barras olímpicas tem 8 rolamentos para facilitar todos os movimentos. E, o aço recartilhado e flexível também contribui para ter uma pegada mais segura e confortável durante os clássicos movimentos de Snatch, momento do arranco) e Clean and Jerk , conhecido também como Arremesso. Sendo assim, apenas a barra olímpica garante o LPO com alto desempenho.

Anilha Olímpica Cross training

Assim como a barra, é muito importante garantir que as anilhas sigam o mesmo padrão. Até mesmo porque a anilha deve se encaixar nas medidas da barra olímpica. E, as versões simples de anilhas, normalmente, não são compatíveis com a espessura da barra olímpica. Além disso, essas anilhas são feitas de borracha vulcanizada, altamente resistente ao impactos. Então, elas são as melhores opções para a prática de LPO.

Vale a pena comprar anilha olímpica usada?

O melhor é comprar equipamentos novos até mesmo por conta da durabilidade. Afinal, é difícil saber se seu antecessor usava o equipamento corretamente e se cuidava da sua preservação. Então, apesar da medida ser padrão, comprar a anilha olímpica usada pode não ser uma boa opção a longo prazo. Por isso, o ideal é comparar os preços e colocar na balança seu custo benefício.

WOD com Kit Barra e Anilhas LPO

Ao apostar na barra e nas anilhas olímpicas durante seu WOD, com certeza sua performance no LPO será correta. Além disso, ao preferir produtos de boa qualidade, você garante sua segurança durante os movimentos. Afinal, não basta ter as medidas e o peso padrão, a barra também deve ter boa pegada para que você se sinta seguro durante o levantamento de peso. Ao optar pelos acessórios corretos e confiáveis, é possível desfrutar de todos os benefícios do LPO:

  • Aumento da força
  • Desenvolvimento da flexibilidade
  • Mais resistência
  • Trabalho da potência
  • Abrangência de todos os grupos musculares

Apesar do equipamento adequado ser um grande diferencial para a prática, também é de extrema importância fazer o LPO com as orientações do seu coach. Isso porque há técnicas que fazem parte da realização do movimento, e respeitá-las é essencial!

Por isso, se você pretende se desenvolver através do cross training, conte com um especialista no assunto para te dar todo suporte e recomendações necessárias. Dessa forma, a prática será segura e você evitará lesões!

Leia também: Barra Olímpica – 5 Dicas para Preservar o Acessório

Deixe um comentário