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Alongamento para iniciantes – Aprenda os movimentos

Apesar de ser normal ouvir: “faz alongamento que é mais fácil”, esse tipo de exercício é super completo e cheio de benefícios. Mesmo sendo “mais fácil”, quando comparado com modalidades como cross training ou até mesmo Yoga, os alongamentos são poderosos! Mas, é certo que praticamente qualquer pessoa pode se alongar. Por isso, neste post, vamos falar sobre o alongamento para iniciantes. Saiba como começar da forma certa!

Se você é iniciante já é bom ter em mente que pegar leve é fundamental. Afinal, você não vai querer se machucar por te se alongado em casa, não é mesmo? Então, já sabe, no começo vá com calma e respeite seus limites.

Até porque um dos pontos mais legais dos exercícios de alongamento é que dá para evoluir muito na mesma posição. Então, se parece impossível encostar as mãos no chão ou esticar as pernas, saiba que com o tempo você vai conseguir.

Por isso, incorpore o alongamento para iniciantes em sua rotina como algo leve e divertido. Dessa forma, dia após dia você verá sua evolução nos movimentos e esse vai ser seu maior motivador.

Então, agora que você já sabe como começar, veja 4 movimentos muito simples, mas que são as melhores opções de alongamento para iniciantes!

Alongamento para pescoço e ombro

No dia a dia, o acúmulo de tensão acaba sobrecarregando a região do pescoço e também dos ombros. Por isso, alongar essa parte pode trazer alívio de dores e também uma maior sensação de bem estar.

Uma das formas mais simples de alongar o pescoço é apoiando as mãos entrelaçadas atrás da cabeça. Então, faça uma leve pressão com as mãos direcionando a cabeça para baixo. E, se mantenha assim por 15 segundos.

Depois, apoie a ponta dos dedos no pescoço (abaixo do queixo) e direcione a cabeça para cima. Fique na posição por pelo menos 15 segundos também.

Já para os ombros, uma ótima forma de ter mais relaxamento é fazendo rotação dos ombros para trás por alguns segundos. E, depois a rotação para frente, também por alguns segundos.

Alongamento fácil para iniciantes

Há diversas formas de alongar pernas e costas, porém, uma das mais fáceis é quando estamos deitados no chão. Então, basta deitar com as costas eretas, dobrar os joelhos e tentar abraçar as pernas.

Você pode até fazer pequenos movimentos para a esquerda e para direita para sentir um grande alívio na região lombar. Inclusive, aos poucos é possível manter cada vez mais as pernas próximas do tronco.

Uma outra forma de fazer esse alongamento é abraçando apenas uma das pernas dobradas, enquanto a outra se mantem reta apoiada no chão.

Braços alongados

Não podemos esquecer dos braços! Uma forma bem simples de alongar os braços é apenas esticando eles. Então, em pé mesmo, procure ficar com a coluna ereta e então leve apenas um dos braços para cima com a palma da mão também direcionada para cima. Fique 15 segundos nessa posição e depois faça o mesmo com o outro braço, pelo mesmo tempo.

Alongue as costas

É bem fácil alongar toda extensão das costas e sentir uma grande sensação de bem estar! Para isso, entralece os dedos e erga os braços para cima da cabeça. Lembre-se de se esticar bastante, sentindo toda a coluna se alongando. É basicamente como um movimento de se espeguiçar, mas apesar de simples é muito bom para alongar as costas.

Dica de alongamento para iniciantes

Já falamos anteriormente, mas a melhor dica para quem quer começar a se alongar em casa mesmo é respeitar os limites do próprio corpo.

Uma outra boa dica é lembrar de fazer os mesmos movimentos e na mesma intensidade dos dois lados do corpo. Portanto, lembre-se da simetria sempre.

E, uma última dica é apostar em acessórios que ajudem na hora de apoiar as partes do corpo durante o alongamento. Os cintos de alongamento e as faixas elásticas como as thera bands são ótimas opções!

Leia também: Alongamentos matinais – Veja como começar o dia bem!

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