alongamentos-matinais
Categories:

Alongamentos matinais – Veja como começar o dia bem!

Uma das melhores formas de começar bem o dia é fazendo um alongamento. Ao esticar todo o corpo e alongar toda extensão dos membros, você sente uma alívio imediato das dores e muito mais disposição. Pode até parecer algo muito simples, mas ao inserir esse hábito é possível desfrutar de muitos benefícios. Por isso, neste post vamos falar sobre alguns alongamentos matinais que são ótimas opções para começar o dia bem, confira!

Tem gente que ao dormir se mexe para um lado e para o outro. Também tem quem escolhe posições que afetam totalmente a postura. Então, ao acordar a sensação é que o corpo está moído. Não adianta trocar o colchão! O problema se resolve com o simples hábito de incorporar uma série de alongamentos matinais.

Inclusive, dá para realizar a sequência de alongamentos na cama mesmo. Então, não há desculpas para pular essa etapa do dia! Você irá gastar cerca de 10 minutos pela manhã. Porém, irá sentir bem estar ao longo de todo o dia. Por isso, os alongamentos matinais devem ser indispensáveis para todas as pessoas que sentem dores nas costas, pescoço ou em outras partes, logo que acordam.

Então, se está na hora de fazer algo novo por você, veja quais alongamentos matinais pode inserir em sua rotina, veja:

Alongamento na postura do gato e da vaca

Essas duas posturas fazem parte do Yoga, porém elas podem estar presentes nos alongamentos matinais. Especialmente, porque elas são super fáceis de fazer e também porque ajudam a aliviar as dores na lombar.

alongamento-gato-vaca

Então, basta se posicionar em quatro apoios (joelhos e mãos) de modo que o corpo forme um “quadrado”. Posteriormente, arredonde as costas para cima, com ajuda dos braços e com o umbigo para dentro. Então, olhando para frente, arredonde as costas para baixo.

Postura do cachorro olhando para baixo

Essa também é uma postura do Yoga que ajuda muito a aliviar diversas dores. É mais seguro realizá-la sobre tapete mat, porém você também pode fazer em outra superfície plana. Apoie as duas mãos e os dois pés no chão, de forma que seu corpo fique parecido com a letra V ao contrário.

alongamento-cachorro-olhando-para-baixo

Então, mantenha a postura por alguns segundos, controlando a respiração. Quando mais ereto o corpo estiver é melhor para alongar bem os membros inferiores e superiores.

Alongamentos matinais – Postura da esfinge ou serpente

Outra postura excelente para lombar é a da esfinge ou a da serpente. Então, assim como o monumento que dá nome a posição, você irá deitar de barriga para baixo. Os braços se apoiam na superfície, do cotovelo até a palma das mãos. Você irá sentir as costas em posição arredondada também.

No caso da postura da serpente, os braços se mantem esticados e apenas as mãos se apoiam no chão. Isso é excelente para aliar dores na coluna, especialmente, na lombar!

alongamento-postura-da-esfinge

Alongamento borboleta

Para alongar as pernas e quadril, sente-se com as pernas cruzadas em borboleta. Então, junte os calcanhares e faça uma leve pressão com as mãos nos joelhos. Dessa forma, cada vez mais você melhora a a flexibilidade da região. Esse exercício alivia as dores no quadril, mas quem sente dor, deve realizá-lo respeitando os limites do corpo.

alongamento-borboleta

Alongamentos matinais – Postura da criança

Mais uma postura do Yoga que é muito boa para os alongamentos matinais: postura da criança. Essa postura alonga completamente toda extensão da coluna.

Então, para realizar o alongamento, sente-se sobre os joelhos. Posteriormente, leve sua testa de encontro ao chão ou a superfície, na qual você faz o exercício. Por fim, leve os braços em direção ao bumbum, apoiados ao lado do corpo ou esticado a frente do corpo. Fique na postura por alguns momentos e aproveite a sensação boa que ela trará!

alongamento-postura-da-crianca

Esses exercícios são simples e praticamente não há contraindicações para realizá-los. Entretanto, antes de fazer qualquer atividade é necessário se consultar com um médico. Caso você já tenha recomendação, aproveite para incorporar os alongamentos na sua rotina e sinta o bem estar para começar o dia muito bem!

Leia também: Dores nas Costas – Conheça 6 Atividades Que Aliviam

Deixe um comentário