alongamento-com-bola-de-pilates
Categories:

Saiba como fazer alongamento com bola de pilates

Apesar da bola ser suiça ser conhecida por fazer parte da prática de pilates, ela é útil para outras finalidades. Então, além de trabalhar o fortalecimento, com a bola dá para desenvolver mais equilíbrio, coordenação, mobilidade e também, flexibilidade. E, é justamente sobre isso que vamos falar nesse post. Então, aprenda como fazer alongamento com bola de pilates e tenha um corpo mais flexível.

O alongamento com bola de pilates traz muitos resultados positivos! Isso porque a bola serve para apoiar o corpo e com isso, há muitas possibilidades para “esticar” o corpo todo. Por isso, se você ainda tem medo ou algum tipo de insegurança com a bola, veja essas dicas e aprenda como começar a se alongar com a bola. Confira:

Não tenha medo da bola de pilates

O primeiro passo para se alongar com a bola é perder o medo dela. No começo, pode ser meio estranha mesmo a ideia de se apoiar sobre uma bola.

Porém, é importante ter em mente que com uma bola de boa qualidade você terá toda segurança para se apoiar nela.

Por isso, é fundamental escolher uma bola que tenha um bom material. Dessa forma, não há motivos para ter medo! Basta ir se acostumando aos poucos com o acessório.

Escolha o tamanho certo

Um outro detalhe que faz toda diferença na bola de pilates é o seu tamanho. Isso porque se exercitar com uma bola de tamanho errado pode prejudicar seu desempenho, assim como também pode ser perigoso.

Por isso, ao comprar a bola, escolha o tamanho correto. Basicamente, o tamanho da bola vai depender da sua altura. Então, quem é mais baixo deve escolher bolas com diâmetros menores. 

Ideias de alongamento com a bola de pilates

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o acessório, vamos ao que interessa: os tipos de alongamento com a bola de pilates. Mas, antes lembre-se que no começo alguns exercícios podem ser mais difíceis, mas com o tempo você ganhará mais confiança. 

Alongue braços e coluna cervical 

Esse é um dos melhores exercícios para quem quer começar a se alongar com a bola. O motivo é muito simples: você não vai precisar sentar ou se apoiar na bola. Então, para fazer esse alongamento basta sentar de joelhos no chão.

Lembre-se de apoiar bem os glúteos sobre as pernas. Posicione a bola em sua frente e apoie as duas mãos nela. Então, desenrole a bola para frente e deixe o corpo acompanhar. É importante que a extensão da coluna fique bem reta.

Esse exercício é excelente para se acostumar com a bola de pilates e conhecer um pouco melhor o acessório. Assim, aos poucos dá para evoluir para movimentos mais complexos, deixando o medo para trás. 

Alongue as costas

Você pode alongar toda extensão das suas costas com um boa amplitude usando a bola. Basta sentar na pontinha dela, apoiando os pés no chão. Os joelhos ficam em um ângulo de 90 graus. Então, vá aos poucos deitando sobre a bola.

Use toda a sua consciência corporal para alongar bem toda extensão da coluna. Então, permaneça nesta postura por uns 30 segundos e retorne lentamente. É bem importante manter as pontas dos pés no chão para não desequilibrar.

Além disso, um outro segredo para conseguir manter o equilíbrio quando está sobre a bola, é manter a barriga travada. Dessa forma, com a região central do corpo bem firme é possível se sustentar melhor. 

Alongamento de pernas com bola de pilates

Apesar de parecer um pouco diferente, há também formas de fazer alongamento com a bola de pilates. Para isso, é preciso se estabilizar no chão com um pé e apoiar o outro sobre a bola. Então, mantenha o pé sobre a bola bem firme e tente tocar a ponta dos pés. Essa é uma forma muito boa par alongar as pernas. 

Outra forma de fazer alongamento com a bola de pilates para as pernas é apoiando o corpo todo na bola. Para realizar o movimento, fique de joelhos e posicione a bola em sua frente.

Então, apoie a região do tronco toda sobre a bola e desenrole para frente. Uma das mãos se apoia no chão, enquanto a outra puxa uma das pernas em direção ao bumbum. No início pode parecer complexo, mas essa é uma ótima forma de alongamento!

Deixe um comentário