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Tipos de Bolas de Pilates – Saiba Quais São as Diferenças

Quando se fala e “Bola de Pilates” já logo vem à cabeça aquela bola em que é possível sentar, apoiar toda a coluna e até mesmo apoiar os pés ou mãos durante os exercícios. Entretanto esse é apenas um dos tipos de bolas de pilates que existem. A bola suíça é realmente a bola de pilates mais conhecida. Porém, existem vários tipos de bolas de pilates.

Cada uma é usada para uma finalidade específica e de acordo com os objetivos de cada pessoa. Nesse post, vamos falar sobre os diferentes tipos de bolas de pilates e iremos explicar sobre os benefícios de cada uma delas, veja!

Tipos de Bolas de Pilates – Bola Suíça

Durante a prática de pilates, uma das bolas mais usadas é a bola suíça. De tão usada, ela acaba até mesmo sendo chamada de bola de pilates, mesmo que existam outros tipos de bolas para pilates.

A bola suíça é aquela em que é possível sentar-se sobre ela, apoiar-se com mãos ou pés e até mesmo apoiar toda a coluna dependendo do movimento proposto durante a prática.

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Esse tipo de bola é feito de material anti estouro e apresenta superfície antiderrapante para que a pessoa possa se sentir bem segura e confiante para subir na bola. Com o tempo e a prática de pilates, cada vez se torna mais fácil realizar os movimentos.

Essa bola é excelente para trabalhar aspectos como a coordenação, flexibilidade e principalmente o fortalecimento muscular. No pilates, os movimentos todos são coordenados com a respiração, então isso facilita também o controle sobre a bola.

Como Saber o Tamanho Ideal da Bola de Pilates?

A principal característica para prestar atenção na hora de escolher a bola de pilates é o tamanho. Para saber o tamanho ideal da bola de pilates é preciso se guiar pela sua altura. O peso não é tão relevante, pois a maioria da bolas suíças suportam até 200 kg.

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Em relação à altura, pessoas com medidas até 1,65m ficarão mais confortáveis na bola com 55cm de diâmetro. Já pessoas com 1,65m a 1,85m podem se acomodar melhor na bola de 65cm de diâmetro. E pessoas com mais de 1,85m podem usar a bola de 75cm de diâmetro.

A recomendação sobre o tamanho da bola é importante para garantir o conforto durante todos os tipo de movimentos.

Bola Tonificadora ou Tonning Ball

A bola tonificadora é uma bola pequena quando comparada com a bola suíça, ela apresenta aproximadamente 25 cm de diâmetro. Esse tipo de bola também tem pesos que variam de 1 kg à 4 kg.

Ela é ótima para exercícios de propriocepção e também para fortalecimento muscular. Afinal, a bola pode elevar  determinados exercícios à um grau de dificuldade maior.

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O uso mais comum das bolas tonificadoras é nas mãos mesmo, e normalmente em pares. Porém, a bola também serve para outras partes do corpo. Os principais benefícios de usar a tonning ball são o ganho de resistência muscular e melhora na postura.

Meia Bola Bosu

A meia bola bosu apresenta praticamente as mesmas vantagens da bola suíça, porém ela apresenta a vantagem de ser formada por um lado esférico que é a meia bola e o outro ser uma superfície plana. Então, a meia bola bosu pode ser usada em ambos os lados dependendo da proposta do exercício.

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Esse tipo de bola pode ser usada para fortalecimento muscular, equilíbrio, coordenação motora, alongamentos e coordenação muscular. Além disso, a meia bola bosu tem alças que ajudam a aumentar ainda mais a estabilidade e facilita os movimentos.

Tipos de Bolas de Pilates – Com Alças

Uma variação da bola suíça tradicional é a versão com alças. Essa bola acompanha dois elásticos. Portanto,  essas alças servem para aumentar ainda mais o equilíbrio durante o uso da bola. Além disso, esses elásticos são removíveis, então é possível usar a bola com ou sem eles, para um trabalho de reabilitação e fortalecimento muscular. Os elásticos permitem aumentar a variedade de exercícios que podem ser feitos com a bola.

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Bola Feijão para Pilates

A bola de feijão é a bola de pilates mais recomendada para os treinos que visam trabalhar com a coordenação. Isso porque a bola feijão tem uma amplitude maior para a realização de movimentos diferentes.

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Assim como as outras bolas, a bola feijão serve para o fortalecimento muscular, aumento de equilíbrio e principalmente da coordenação.

Por ter um formato diferente que facilita um pouco mais o equilíbrio. É comum o uso dessa bola na reabilitação também.

Como Encher os Tipos de Bolas de Pilates?

A forma mais indicada para encher a bola de pilates é exatamente com a bomba que acompanha o produto. Para isso basta inserir a bomba na válvula e fazer os movimentos de pressão para que a bola encha até o tamanho ideal. Encher a bola de pilates com outros tipos de acessórios gera o risco de danificar o produto, por isso é sempre melhor seguir as orientações do fabricante.

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