pode-caminhar-em-jejum
Categories:

Afinal, pode caminhar em jejum?

Se você faz jejum com supervisão médica, provavelmente, já sabe a resposta para essa pergunta. Porém, se você acabou de inserir o jejum intermitente em sua rotina deve estar com muitas dúvidas. Inclusive, se pode caminhar em jejum. Por isso, neste post, vamos falar sobre o tema e explicar o que acontece quando caminha em jejum, confira!

O jejum intermitente pode ser muito benéfico ao organismo, desde que feito com acompanhamento médico. Ficar por horas sem comer por conta própria pode não ser uma boa ideia!

Mas, às vezes dá vontade de acordar e ir caminhar, antes mesmo de tomar café. E, isso pode trazer muita disposição para o resto do dia, assim como muitos outros benefícios. Porém, é preciso ter cuidado ao caminhar em jejum, veja as principais dicas:

Caminhadas curtas e leves

Se você quer caminhar em jejum e não tem nenhum tipo de preparo físico para isso, saiba que vai precisar pegar leve. Nada de ir andar sem comer e querer correr uma maratona. 

Isso porque você pode correr risco de sentir enjoo ou até mesmo tontura, por colocar o corpo em esforço intenso sem ter a “energia” necessária para isso. Então, tudo bem ir fazer uma caminhada curta ou em ritmo leve. Mas nada de atividades muito intensas. 

Caminhar em jejum ao acordar

Ao acordar o corpo ainda está “ligando” para simplificar. Então, se você decide se exercitar nesse momento, sem fazer uma pausa para tomar café, você pode sentir mal estar. E, a intenção não é essa. 

Por isso, para aproveitar ao máximo a caminhada em jejum e desfrutar todos seus benefícios, pegue leve! É importante esperar alguns minutinhos logo depois que acordar, e só então sair para caminhar. 

Coma algo leve após o exercício

Se você já ficou em jejum por várias horas e também fez atividades físicas, não abuse! Alguns minutos depois que retornar do exercício, coma algo. Mas, também não exagere! Prefira alimentos mais leves como frutas. E, claro, não se esqueça de se hidratar antes e depois de caminhar. 

Benefícios de caminhar em jejum

Caminhar em jejum desperta atenção de muita gente por conta dos seus benefícios. O principal deles é o emagrecimento. Afinal, caminhar em jejum pode contribuir para queimar até 20% mais de gorduras.

Isso porque com as reservas de glicogênio mais baixas, o corpo tem mais estímulo para queimar as gorduras. Porém, de nada adianta caminhar em jejum e ter uma alimentação desregrada.

Isso impossibilita o emagrecimento saudável e invalida o esforço de caminhar em jejum. Por isso, o melhor é  preferir manter o equilíbrio entre atividade física e alimentação. 

Leia também: Malhar em Jejum – Saiba tudo sobre a prática!

Deixe um comentário