treino-funcional-emagrece
Categories:

Treino Funcional Emagrece? Conheça o Exercício!

Na busca por exercícios para emagrecimento e melhoria do condicionamento físico, aparece uma vasta lista de opções. Entre elas, o Treino Funcional ganha cada vez mais espaço nas academias e  nas aulas online. Ao mesmo tempo, desperta o interesse de muitas pessoas que buscam uma atividade física completa e para emagrecimento. Por isso, nesse post, vamos falar as principais características sobre esse treinamento e vamos responder a pergunta: Treino Funcional emagrece mesmo? Confira!

Atualmente, grande parte das pessoas passa horas se dedicando às atividades intelectuais. Especialmente, as que focam no trabalho e também nos estudos.

Com isso, as atividades físicas vão perdendo espaço na rotina. Porém, nosso corpo foi feito para se movimentar de diferentes formas e ficar muitas horas parado em uma mesma posição pode trazer muitos problemas para a saúde e também sobre preso.

Então, é fundamental acrescentar os exercícios físicos na rotina. De forma que eles sejam parte essencial do seu dia. Além do emagrecimento saudável, os exercícios como o treino funcional trazem diversos benefícios. Por isso, confira os principais temas sobre o treinamento.

O que é o Treino Funcional?

Esse conjunto de atividades físicas conhecido como Treino Funcional é exatamente uma combinação de exercícios que treinam o corpo para as atividades do dia à dia.

Portanto, através do treino funcional é possível melhorar o condicionamento físico para a realização de atividades que fazem parte do cotidiano e dos movimentos naturais ao corpo.

Esses treinos normalmente são feitos com equipamentos soltos como as bolas, barras, halteres, super bands entre outros, associando sempre com o peso do próprio corpo.

Além disso, o treino funcional é super completo por trazer movimentos como agachamentos, giros, pulos e corridas. Essas características do treino contribuem para a melhora do condicionamento físico, trabalha a parte cardiovascular, ajuda a melhorar a postura e também estimula o fortalecimento muscular.

Treino Funcional Emagrece?

Por se tratar de uma combinação de exercícios bastante personalizada e intensa, o treinamento funcional contribui para o gasto calórico.

Então, consequentemente, ajuda bastante com o emagrecimento e também ajuda bastante a diminuir o índice de gordura e aumento da massa magra.

o-que-e-treinamento-funcional

Com isso, o treinamento funcional pode ser uma opção excelente para quem busca uma forma dinâmica e até mesmo divertida para emagrecimento. Mas, assim como outras atividades físicas é super importante associar a prática de exercícios a uma dieta balanceada.

Quais são os Benefícios do Treino?

Esse tipo de treinamento tem como principal benefício contribuir para uma melhora do condicionamento físico. Então, o objetivo é realizar movimentos naturais ao corpo, como empurrar, agachar, pular, correr entre outros. Apesar deste ser o principal benefício há outras vantagens ao praticar o treino funcional:

  • Aumento da percepção dos movimentos
  • Definição corporal
  • Queima de gordura
  • Aceleração do metabolismo
  • Melhoria da postura
  • Fortalecimento da região do core
  • Aumento da disposição
  • Melhoria da coordenação motora

Quem Pode Fazer Treino Funcional?

Formalmente, não há restrição sobre quais pessoas podem praticar o treino funcional. Apesar de ser uma atividade intensa, ela é realizada dentro das limitações de cada pessoa. Por isso, é fundamental ter autorização médica para a realização de exercícios físicos e também ter orientação e acompanhamento de um profissional de educação física durante os treinos.

Quais são os Principais Acessórios para o Treino?

Durante o treinamento funcional utiliza-se muito o peso do próprio corpo nos movimentos. Ainda assim, alguns acessórios podem fazer toda a diferença na hora de treinar.

Então, os itens que compõem um treino funcional são os elásticos super band, cordas, steps, escada de agilidade, cones e também halteres. Esses acessórios ajudam a potencializar ainda mais os exercícios, o que contribui para acelerar ainda mais o processo de emagrecimento.

Deixe um comentário