treinar-na-academia-ou-em-casa
Categories:

Treinar na academia ou em casa – qual é melhor?

Durante a pandemia e os meses de confinamento, muitas pessoas viram que é possível realizar treinamentos com ótima qualidade em qualquer lugar! O importante é ter a força de vontade para se dispor diariamente para fazer atividade física. Mas com o avanço da vacinação e reabertura das academias e estúdios, os praticantes de atividade passaram a ter dúvidas sobre qual é o melhor lugar para se exercitar. Por isso, neste post, vamos falar sobre alguns pontos positivos e negativos de cada uma dessas opções. Afinal, treinar na academia ou em casa é uma pergunta que pode ser respondida de muitas formas. Então, confira!

Treinar em casa passou a ser a realidade de quase todo mundo durante os meses mais restritos de distanciamento social. Contudo, essa fase durou apenas um período e academias e estúdios voltaram a abrir, possibilitando treinos em espaços diferentes.

Ainda assim, o período de restrição fez com que muitos praticantes de atividade física experimentassem novas formas de se exercitar: em casa, em parque, na praia e por aí vai…

Entretanto, qual é a melhor opção: treinar na academia ou em casa? Há uma resposta exata para isso? Aparentemente, não! Afinal, nos dois espaços há benefícios e malefícos, por isso separamos alguns pontos importantes sobre casa uma dessas formas de se exercitar. Veja!

Treinar na academia

Se exercitar na academia ou em estúdios para prática esportiva é uma opção estruturada, que quase sempre oferece bons equipamentos. Além disso, as academias, na maioria das vezes, contam com profissionais que podem dar todo o suporte necessário para a realização de treinos.

Também, é importante considerar que as academias são espaços sociais, em que há mais troca. Além disso, elas são pensadas especificamente para a prática de atividade física.

Por isso, nesse ambiente é mais fácil manter o foco e os objetivos, sem distrações! Veja alguns dos principais pontos positivos de treinar na academia:

Boa estrutura

Nos lugares específicos para treinos é mais fácil encontrar uma ampla variedade de equipamentos para treinar todos os grupos musculares com muita eficiência. Além disso, por ter muitos tipos de acessórios é também possível alternar os treinos, entre movimentos mais tradicionais e outros mais modernos.

Acompanhamento profissional de perto

Talvez esse seja o diferencial mais importante de se treinar em uma academia. Quase sempre nesses espaços, tem um profissional especialista que saberá te orientar tanto sobre a forma correta de fazer os movimentos, quanto sobre a intensidade e seus limites. Os profissionais de educação física que trabalham nas academias contribuem com a orientação e supervisão dos exercícios, o que torna a prática mais segura.

Versatilidade de modalidades

Outro ponto super positivo das academias é a oferta de uma grade completa e diversa de modalidades esportivas. Então, há aulas de pilates, jump, spinning, natação ou, simplesmente, a musculação. Isso torna a ida a academia um programa mais dinâmico e até mesmo divertido! Afinal, é difícil cair na monotonia, quando se tem tantas opções de atividades físicas.

Fazer exercícios em casa

Apesar dos benefícios de se treinar nas academias, também vale a pena levar em consideração os benefícios de treinar em casa. Isso porque há uma lista grande de vantagens de treinar em casa. E, não há dúvidas, a primeira delas é o bem que fez para o bolso.

Afinal, você pode treinar em casa investindo apenas em acessórios esportivos simples e baratos. Conheça esse e mais alguns benefícios dos treinos em casa:

Economia

Diferente das academias e estúdios, em casa é possível treinar utilizando apenas o que você tem no seu ambiente. Rodo, toalha, degraus, garrafa pet… Com criatividade e orientações corretas, quase tudo pode contribuir para a realização de exercícios em casa.

Ainda assim, vale muito a pena investir em alguns tipos de acessórios esportivos que são coringas na hora de malhar em casa. Entre eles, destacamos as super bands e elásticos para malhar, em geral. Além disso, não é necessário gastar com mensalidade ou transporte, o que torna tudo ainda mais econômico.

Praticidade

Treinar em casa pode ser uma mão na roda para quem tem preguiça de se deslocar. Isso porque você sempre poderá encaixar um treino entre uma demanda ou outra. Ou melhor ainda, em casa dá para criar uma rotina, encaixando o exercício, mesmo em espaços mais curtos de 15 ou 20 minutos. Além disso, as roupas podem ser mais confortáveis e os acessórios sempre vão estar a mão. Mais prático, impossível!

Flexibilidade

Por último, treinar em casa proporciona uma flexibilidade muito boa. Afinal, você pode escolher os dias, horários, duração dos treinos e adaptar tudo a sua realidade. Além disso, durante uma viagem ou outro tipo de compromisso, é possível manter os treinos, em outros ambientes.

É claro que há vantagens e desvantagens em treinar na academia ou em casa os espaços de treino. Por isso, é fundamental que cada um entenda o que quer. Dessa forma, é mais fácil optar pela melhor opção!

Leia também: Combate ao sedentarismo – 5 dicas para ter uma vida mais saudável

 

Deixe um comentário