tipos-de-afundo
Categories:

Conheça diferentes tipos de afundo

O exercício afundo é um tipo de agachamento unilateral super poderoso. Para quem quer definir glúteos e coxas, esse exercício pode ser o melhor aliado. Entretanto, existem diversas formas de fazer o movimento. Então, se você quer ter mais variedade nos movimentos conheça os diferentes tipos de afundo antes de incorporar o exercício em sua rotina.

Um dos pontos mais interessantes do exercício afundo é que ele engloba vários músculos, tanto das pernas quanto do bumbum. Por isso, para quem quer ter um glúteo mais durinho com músculos firmes e pernas tonificadas, o afundo é um exercício obrigatório.

Entretanto, para obter ótimos resultados é necessário fazer o exercício corretamente. Então, é preciso posicionar as pernas do jeito certo e travar o abdômen antes de “afundar” a perna que fica atrás. Por isso, é bom sempre lembrar que de nada vale fazer o exercício de qualquer jeito.

Apesar de muito simples, o exercício é ótimo para compor uma rotina de treinos para membros inferiores. Por isso, neste post, vamos falar sobre três diferentes tipos de afundo, confira:

Afundo com disco de equilíbrio

Uma das melhores formar de elevar o nível do seus movimentos de afundo é acrescentando um acessório. O disco de equilíbrio é o acessório ideal para exigir mais equílibrio e esforço durante o agachamento.

Então, para realizar o movimento, basta posicionar uma das pernas a frente do corpo, com o pé bem apoiado. Já o pé que vai atrás encosta apenas apenas a pontinha. Então, é preciso concentrar a força no abdômen e abaixar e levantar em seguida.

Para ter efetividade no exercício, realiza uma sequência de movimentos com uma das pernas e depois com a outra.

Exercício afundo com kettlebell

Assim como o exercício de agachamento, o afundo também fica muito mais potente com o kettlebell. Esse pequeno pesinho tem o formato ideal para ser uma carga durante os movimentos de afundo.

Ele potencializa o exercício e exige mais esforço. Por isso, essa é a melhor opção para quem quer trabalhar membros inferiores e superiores ao mesmo tempo.

Além disso, os tipos de agachamento com kettlebell aumentam o grau de dificuldade. Sendo assim, são opções mais indicadas para quem já tem costume de praticar o exercício.

Afundo no step

Por fim, uma outra alternativa desse tipo de exercício é a opção no step. O movimento é o mesmo, mas o nível de dificuldade é maior. Ao posicionar a perna da frente sobre o step se ganha um aumento de amplitude. Por isso, é mais díficil a realização do movimento.

Porém, na mesma medida que é mais díficil traz mais benefício, pois é necessário um esforço maior. Então, se desenvolve mais força, mais equílibro e também mais resistência.

Dicas para os diferentes tipos de afundo

Se você deseja incorporar qualquer um desses tipos de afundo na sua rotina de treinos, veja essas dicas para evitar lesões e alcançar seus principais objetivos:

  • Mantenha o quadril em linha reta
  • Apoie bem o pé da frente no chão
  • Procure ficar estável
  • Use também a força da região central do corpo

E, por último, avalie seu nível e escolha o tipo de afundo que esteja mais de acordo com suas metas!

Leia também: 5 Benefícios do Treino com Super Band

Deixe um comentário