thera-band-faixa-elastica-alongamento
Categories:

Thera band/Elásticos extensores – 5 alongamentos com a faixa

A Thera Band é um dos tipos de elásticos extensores mais utilizados. Isso porque ele pode ser usado desde treinos de reabilitação até a atividades que exigem maior resistência, como os treinos funcionais.

Diferente de outro elástico extensor, as thera bands não são circulares. Então, elas são faixas elásticas feitas de látex ultra resistentes e são separadas por cores de acordo com sua intensidade: leve, médio e forte.

Esse acessório é excelente para trabalhar com resistência, força flexibilidade e principalmente com alongamento em treinamento funcional, musculação e acessórios de pilates e yoga. Por conta de seus diversos tipos de uso, o material pode ser usado até mesmo para reabilitação.

Tipos de alongamentos com Thera Band/Elásticos Extensores

Existem vários tipos de alongamentos que podem ser feitos com os elásticos extensores Thera Band. Logo de início já avisamos que a grande vantagem de usar o acessório durante os alongamentos é garantir o apoio de membros como pernas e braços. Invés dessas partes ficarem apenas suspensas no ar durante a prática, elas encontram apoio nas faixas elásticas.

alongamento-com-thera-band
A Thera Band dá mais estabilidade durante os alongamentos

Alongamento posterior

Deite-se no em um colchonete para yoga, por exemplo, com a coluna bem reta e pernas dobradas com os pés apoiados no chão. Eleve uma das pernas e passe a faixa elástica para ginastica thera band sob o pé para garantir apoio ao segurar a faixa.

Em seguida, estenda sua perna que está apoiada na faixa elástica para exercícios e direcione a ponta dos pés para baixo o máximo que puder, segurando a thera band com as mãos para que elas ofereçam apoio para a perna.

Lembre-se de manter a perna esticada por pelo menos 20 segundos e repita o alongamento em cada perna por pelo menos três vezes. Esse é um alongamento excelente para quem tem dores na região lombar e também no nervo ciático.

Parte externa e interna da coxa

Para alongar essas partes com a thera band, você pode seguir as mesmas orientações do exercício anterior, mas invés de manter as pernas elevadas e esticadas com apoio da thera, incline a perna primeiro direcionado para fora e depois para dentro, ainda segurando a thera band com as mãos para garantir apoio durante o movimento. Lembre-se de permanecer pelo menos 20 segundos na posição e repita o exercício pelo menos três vezes.

Alongamento das pernas

Sente-se em um colchonete com a coluna reta, peito bem aberto e pernas esticadas. Passe o extensor elástico para pernas atrás dos pés e segure cada uma das pontas com as mãos. Depois, com o apoio da faixa, puxe para si as pontas dos pés. Ao fazer esse movimento será possível sentir toda parte posterior das pernas se alongando. Tome cuidado para que os pés não encostem no chão e faça repetições! Também preste atenção na sua respiração, afinal respirações mais profundas colaboram muito para que os movimentos de alongamento sejam sempre aprimorados.

Estabilização de quadril

Nesse exercício é possível alongar e ao mesmo tempo fortalecer os músculos em questão. Sentado em uma cadeira, passe o elástico extensor de braços e pernas por trás das coxas, na altura um pouco acima do joelho e após passar amarre a faixa nas coxas.

Preste atenção em sua postura e mantenha a coluna sempre alinhada. Então, afaste as pernas e perceba que a faixa amarrada contribui para alongamento dessa região. Afinal ela estabelece uma rigidez para que a perna fique fechada, enquanto a proposta do movimento é justamente deixar a perna aberta.

Alongamento para o ombro com Thera Band

Sente-se em uma cadeira e mantenha a coluna reta. Segure a thera band e com os braços retos para frente e na altura da linha do ombro. Lembre-se de segurar a faixa com a palma da mão virada para cima. Então, primeiro faça o movimento abrindo os braços suavemente e fechando. O importante desse exercício é sentir as escápulas ficando mais “fechadinhas” nas costas. Sempre mantenha a coluna reta e a força para adquirir resistência. 

Esses são alguns alongamentos e exercícios fáceis para quem quer começar a utilizar a thera band como kit para treino funcional em seu dia a dia. Ela traz inúmeros benefícios e é um acessório muito simples de ser utilizado. Basta seguir as orientações e criar uma rotina de exercícios para que os resultados apareçam!

Deixe um comentário