tapete-para-pilates
Categories:

Tapete para Pilates – Qual é o mais recomendado?

Para a praticar Pilates e  Yoga é necessário utilizar um tapete para trazer mais conforto e uma melhor execução dos movimentos. Se você é iniciante ou avançado e pretende comprar um tapete mat, saiba que há critérios muito além da estética que devem ser levados em consideração. Existem muitos tipos de opções disponíveis no mercado, por isso, avalie qual deles está mais de acordo com suas necessidades e critérios. Neste post, fizemos uma lista do que deve ser levado em consideração na hora e adquirir um tapete para pilates ou Yoga, confira:

tapete-recomendado-pilates

Espessura do Tapete MAT

Um dos principais critérios que devem ser levados em consideração na hora de comprar um tapete mat para pilates é a espessura. Dependendo do tipo de exercício, os tapetes mais finos são melhores.

Por outro lado, para outras práticas tapetes com espessura maior podem contribuir para um desempenho melhor. Por isso, antes de decidir qual tapete comprar pense em quais exercícios irá praticar.

No caso do pilates, tapetes com espessura entre 5 mm até 10 mm são boas escolhas. Eles irão trazer o conforto combinado com a estabilidade necessária para realizar todos os movimentos.

Tamanho do Tapete

As medidas do tapete também são super importantes, isso porque o tapete deve apresentar uma extensão em que caiba perfeitamente seu corpo. Durante a prática do pilates são feitos movimentos deitado, sentado e em pé. Por isso, o tapete deve ter comprimento e largura suficientes para te acomodar bem mesmo em posição deitada.

Tecnologia Antiderrapante

Escorregar durante a prática não deve ser uma preocupação, certo? Por isso, é super importante que o tapete tenha uma tecnologia antiderrapante para evitar qualquer escorregão e garantir a segurança total durante a atividade física.

Normalmente, os tapetes mat com tecnologia antiderrapante apresentam uma textura específica, feita especialmente para que o corpo tenha uma aderência melhor ao tapete. A melhor dica é evitar modelos totalmente lisos, pois eles não oferecem a estabilidade necessária para a prática de pilates, a menos que eles sejam de um material muito específico e antiderrapante.

Tapete Eco Friendly

Cada vez mais os consumidores têm se preocupado com o meio ambiente na hora de fazer suas escolhas. Com isso, os produtos eco friendly, sustentáveis e recicláveis ganham pontos na hora das compras. Existem alguns tipos de tapetes que se enquadram nessa categoria.

Então, quem se preocupa em fazer uma escolha mais consciente, também pode levar em conta esse critério na hora de comprar o tapete mat. As versões de PU borracha natural e TPE são eco friendly e por isso também acabam tendo uma ótima relação de custo benefício.

Peso do Tapete MAT

Nem muito leve, nem muito pesado. O tapete de Yoga deve pesar entre 800 g até 1.5 kg aproximadamente. Esse peso é bom, pois ele fixa bem no chão e se mantém estável durante a prática. Tapetes muito leves podem não ser a melhor opção para o Pilates, então, é importante também checar essa informação antes das compras.

Transporte de Tapete

Mesmo que você faça seus exercícios majoritariamente em casa é importante também contar uma uma opção de tapete que seja de fácil transporte. Dessa forma, se for treinar em um estúdio ou em um parque você pode levar seu próprio tapete sem ter problemas.

Material do Tapete para Pilates

A maior parte desses critérios depende muito do tipo de material do tapete. Então, ser antiderrapante, eco friendly, e o peso e o tamanho têm relação total com o material. As opções mais encontradas no mercado são: NBR, TPE, PU e PVC.

Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. A escolha entre os tipos de material vai variar de acordo com a sua necessidade. O NBR tem maior espessura, sendo a melhor opção para quem prioriza conforto.

O TPE e o PU são materiais mais sofisticados que tem um custo benefício mais interessante a longo prazo. Já o PVC é a opção mais em conta para quem quer investir pouco.

Deixe um comentário