tapete-mat-pilates-tipos
Categories:

Tapete Mat Pilates – Descubra Qual é a Opção Ideal

Há diversas formas de se praticar pilates, uma das mais populares é no tapete mat pilates. Isso porque você precisará apenas de um tapete de yoga e pilates para fazer todas as posições da prática. Então, com certeza essa facilidade torna a modalidade uma das mais praticadas pelos amantes de pilates.

Porém, para que você tenha mais conforto, é necessário escolher a melhor opção de tapete para pilates para você. As variações dos tapetes vão depender muito do material em que eles são feitos. Por isso, vamos mostrar todas as diferenças entre os tipos de tapetes mat pilates, para que você saiba qual é a melhor opção para você, confira!

Tapete Mat PVC

Os tapetes de yoga e pilates de PVC são um dos mais populares para prática de pilates, yoga e de exercícios de baixo impacto, como alongamentos. O nome tapete PVC é decorrente do tipo de material utilizado para sua composição: Policloreto de Polivinila. O PVC é um tipo de polímero sintético de plástico. Por isso, o tapete apresenta algumas vantagens como a sua leveza e a textura bem aderente ao chão, garantindo uma maior estabilidade durante a prática do pilates.

tapete-pilates-pvc

Além disso, o colchonete para yoga pilates PVC torna a prática mais confortável, pois evita o contato direto do corpo no solo, mas ao mesmo tempo faz com que a coluna esteja reta durante a prática. Normalmente, o PVC apresenta espessuras variadas entre 4 milímetros e 6 milímetros. A escolha entre essas espessuras vai depender mais de quão próximo você prefere ficar ao solo. 

As principais vantagens do tapete yoga e pilates PVC são a leveza do produto, o que torna seu transporte mais confortável e seu preço que, normalmente, é mais acessível do que os tapetes de outros materiais.

Tapete Mat TPE

O tapete antiderrapante pilates é composto por um outro tipo de material conhecido como TPE, sigla para elastômeros termoplásticos, uma espécie de borracha sintética. Esse é um modelo de tapete um pouco mais sofisticado, quando comparado ao PVC. Também apresenta vantagens como um lado amortecedor para ficar em contato direto com o solo e um lado antiderrapante que fica em contato com o corpo.

Por conta dessa característica, esse tapete oferece muito conforto e ao mesmo tempo segurança durante todas as posições do pilates. Essa opção é um pouquinho menos leve do que os tapetes de PVC, mas isso é um fator que garante uma estabilidade ainda maior. Então, as principais vantagens do tapete pilates PVC são: a superfície antiderrapante e o material reciclável e biodegradável.

Tapete Mat PU

Tanto o pilates aéreo, quanto o de solo são exercícios extremamente benéficos para a saúde. O tapete PU é feito de um material com qualidade superior em muitos aspectos e característicos da prática no solo. Além de ser biodegradável e reciclável, por ser composto de borracha natural, esse tapete é voltado para quem busca alta performance nos exercícios.

tapete-mat-pu

Sua superfície apresenta uma tecnologia que absorve o suor, o que evita escorregar durante a prática, sendo mais uma boa opção de tapete antiderrapante pilates. Esse é um tapete voltado para pessoas que já possuem a prática totalmente inserida em sua rotina diária e buscam investir em um produto de qualidade superior com maior durabilidade.

Tapete Para Exercícios NBR

Por fim, um outro tipo de tapete disponível para a prática é o NBR, seu nome faz referência ao material de sua composição: Borracha de Nitrilo Butadieno. Apesar da espessura maior de 10 milímetros esse tapete é bem leve. Uma característica marcante do NBR é que ele apresenta uma textura um pouco mais fofinha que as demais.

tapete-mat-nbr

Então, certamente essa é uma boa opção para quem prefere evitar um contato mais direto com o solo e quer investir em aparelhos para pilates de solo. Ele também é aderente ao chão e é bem leve para transporte. Sem dúvidas a principal vantagem do tapete NBR é que ele é um tipo mais macio que os demais, o que garante um amortecimento muito bom durante os exercícios.

Como Escolher o Tapete de Pilates Ideal

Agora que você já conhece as diferentes opções de Tapete MAT para Pilates, é necessário levar em consideração suas preferências. Então, caso você esteja iniciando uma rotina de práticas de pilates e busca um bom custo benefício, o ideal é escolher o modelo PVC que é mais básico e ainda assim é ótimo para os exercícios.

Por outro lado, se você já busca um tapete um pouco mais confortável e que permita praticar por mais tempo, e com alta performance, as opções TPE ou tapete pilates mat PU são as melhores para você. Se a preferência é uma textura mais macia e que te permita acomodar melhor o corpo durante as posições, o

Deixe um comentário