tapete-antiderrapante-para-ginastica
Categories:

Tapete Antiderrapante – Qual é sua Importância?

O tapete é um acessório fundamental para a prática de alguns exercícios como Yoga, Pilates, Alongamentos. E até mesmo para o treino funcional, especialmente, nos exercícios para o abdômen e para os exercícios em quatro apoios. Ele oferece conforto e estabilidade para a execução dos movimentos. O tapete antiderrapante é a melhor opção para quem busca unir todas essas características à segurança.

Então, se você procura um tapete para exercícios, lembre-se de checar características que vão além da estética do produto. É fundamental escolher uma opção que seja segura, de fácil manuseio, que possa ser higienizada sem dificuldades.

Além disso, que garanta todo o conforto necessário para a realização dos exercícios, seja em pé, deitado ou sentado no tapete. Nesse post, vamos falar porque é importante escolher um tapete antiderrapante para a prática de exercícios!

Importância do Tapete Antiderrapante 

Existem centenas de exercícios que podem ser feitos utilizando o tapete como apoio. Esse acessório vai acomodar melhor seu corpo em diversas posições. E vai evitar que você fique em contato direto com o solo.

Também há uma boa redução do impacto no momento das atividades. Além disso, os tapetes para exercícios apresentam a espessura ideal, para que a coluna se mantenha reta e estável.

tapete-mat-pu
Tapete de Borracha Natural

Apesar disso, há uma característica ainda mais importante na hora de escolher um tapete. É super necessário ter um modelo que seja antiderrapante. Nesse caso, o material precisa ter uma boa aderência, tanto no chão quanto no corpo. Isso evita escorregões, durante os exercícios.

Especialmente, porque nesse momento, se a superfície do tapete for totalmente lisa, até mesmo o suor faz com que ocorra esse tipo de acidente. Então para evitar isso e praticar as atividades físicas com conforto e segurança, o ideal é escolher um modelo de tapete antiderrapante.

O Tapete Fitness não derrapa?

A melhor forma de saber se o tapete para ginástica é realmente antiderrapante é pela textura do tapete. Tanto na parte que toca no chão, como na parte que fica em contato com o corpo. Hoje em dia, existem os tapetes com tecnologia antiderrapante.

Eles são exatamente os modelos, que apresentam uma textura diferenciada nas superfícies do tapete. Dessa forma, é justamente essa texturização, que cria uma aderência melhor do corpo no tapete e do tapete no chão.

tapete-para-pilates

Então, basta observar, se o tapete não for 100% liso, ele já pode ser considerado antiderrapante. Há modelos ainda mais modernos feitos com materiais como a borracha natural.

Apesar de serem lisos, por conta do material eles aderem bem ao chão. E a tecnologia aplicada neste material, permite que ele absorva totalmente o suor. Isso evita que se escorregue em sua superfície.

Materiais do Tapete Antiderrapante para Exercícios

É possível encontrar tapetes antiderrapantes para exercícios de diferentes materiais. Os principais são os tapetes de PVC, que apresentam superfície texturizada. Os tapetes de TPE que também apresentam marcações em sua superfície, para que o tapete seja totalmente antiderrapante.

O tapete de borracha natural que absorve os suores para evitar os escorregões.  E também os tapetes NBR, que apresentam algumas ondulações que contribuem para trazer maior estabilidade durante a prática.

Então, na hora de adquirir seu tapete mat para realização de exercícios, lembre-se de ter em mente, que o critério principal para sua segurança é optar por um tapete que seja antiderrapante.

Além disso, também é bom analisar a espessura do tapete e se ele é uma opção de fácil transporte. Levando essas recomendações em conta, certamente você terá um produto excelente que ajudará muito na prática de exercícios no solo.

Deixe um comentário