tipos-de-bands
Categories:

Tipos de Bands – Saiba Tudo Sobre as Diferenças

As bandas elásticas, também conhecidas como bands, são acessórios fitness. Elas fazem toda diferença nos treinos! Os diferentes tipos de bands fazem parte de treinos específicos de Crossfit, Pilates, entre outros. Atualmente, esses acessórios se popularizaram ainda mais. Isso porque durante a pandemia muitas pessoas passaram a treinar em casa. Apesar de ser possível treinar sem nenhum acessório, certamente, eles potencializam e aprimoram os treinos, colaborando para os resultados.

A principal característica da band faixa elástica é que elas normalmente esticam bastante. Então, a band traz mais resistência para os treinos. Isso faz com que seja necessário se esforçar um pouco mais. Por isso, o fortalecimento muscular e um melhor alongamento são resultados do uso contínuo das bands. Algumas diferenças dos tipos de bands são o formato, o comprimento e o material. Independente de qual tipo seja, essas faixas elásticas são excelentes opções para aprimorar os movimentos.

Então,  se você gostaria de inserir uma faixa elástica em seu treino, conheça os diferentes tipos de bands. Além disso, saiba qual é a opção ideal para você:

Super Band | Bandas elásticas

As super bands são elásticos extensores circulares. Elas chegam a medir um pouco mais de 2 metros em seu total. As super bands apresentam resistências super variadas, que vão desde o leve até ultra forte. Essas resistências fazem com que seja necessário um esforço maior para realização de qualquer movimento.

tipos-de-super-bands

Uma das maiores vantagens da super band é poder trabalhar todas as partes do corpo. Além disso, elas também servem para o uso com a barra fixa. É possível encontrar dicas de treinos com a super band com facilidade, inclusive no instagram da Yangfit.

Dessa forma, é muito mais fácil incorporar o acessório na rotina. Esse tipo de elástico extensor é feito de látex altamente resistente.  Isso permite esticar a band conforme sua resistência.

Super Mini Band | Bandas elásticas

A super mini band tem uma proposta parecida com a super band. Entretanto, ela é mais focada em movimentos de menor amplitude.  Isso porque essa faixa circular tem um comprimento total muito menor, aproximadamente 60 cm.

super-mini-band

A super mini band também é feita de borracha super forte. Além disso, ela apresenta resistências diferentes. As super mini bands são perfeitas para trabalhar as diferentes partes do corpo. Especialmente, através dos exercícios de fortalecimento muscular. Então, se você busca realizar um esforço maior e mais concentrado, essa é a melhor opção, entre os tipos de bands.

Hip Band | Bandas elásticas

A hip band é uma faixa circular com foco nos treinos das regiões dos glúteos e das coxas. Apesar disso, ela também é ótima  para o treinamento funcional completo. Suas medidas são bem similares às das mini bands. Entretanto, o principal diferencial é que as hip bands são feitas de tecido.

hip-band-faixa-elastica

Sua composição combina látex, poliéster e elastano em uma faixa circular. A hip band é perfeita para trabalhar os músculos, manter as posturas e movimentos corretos durante os exercícios. Essa é uma opção com qualidade excelente e com certeza terá ótima durabilidade. Além disso, as hip bands costumam apresentar uma resistência um pouco maior.

Mini Band 

As mini bands são faixas circulares com espessura mais fina do que as super bands. Elas são boas opções para exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. Também apresentam variação de intensidade, de acordo com as cores. As mini bands são ótimos acessórios para intensificar os treinos e aprimorá-los.

kit-mini-band

Thera Band 

Diferente das demais, a thera band não é um elástico circular. Ela é uma faixa para alongamentos, fortalecimento muscular e também para reabilitação. Essa faixa faz parte da prática de pilates, pois ela ajuda a aprimorar ainda mais os exercícios de alongamento. Então, essa é uma opção para atender muito bem a necessidade desde pessoas iniciantes até aos níveis mais avançados.

thera-band

Então, independente da faixa que você escolher, certamente ela vai apoiar os membros para um alongamento mais completo. Ou vai propor uma resistência determinada, para que você ponha um pouco mais de intensidade no movimento. Com isso, aos poucos é possível ganhar mais força, mas coordenação e mais controle de movimentos.

Deixe um comentário