teste-ergometrico
Categories:

Teste Ergométrico – Afinal, Para Que Serve?

Antes de iniciar uma rotina de atividades físicas, é necessário seguir as recomendações médicas. Especialmente, se o exercício exigir esforço elevado. Nesse caso, os médicos costumam pedir exames específicos, como o teste ergométrico. Mas, afinal para que serve esse exame e como ele é feito? Nesse post, vamos falar sobre os principais pontos sobre o teste ergométrico, confira!

Os exercícios físicos trazem uma série de benefícios. Entre eles, o melhor funcionamento do corpo de forma geral. Estar em movimento é sinônimo de boa saúde, mais disposição e bem estar. Entretanto, antes de incorporar os exercícios na rotina é necessário se consultar com um médico. Dessa forma, dá para verificar qual atividade é a melhor opção para você!

Normalmente, os médicos pedem exames. Então, eles conseguem liberar o paciente para a prática de atividades físicas. Isso acontece, principalmente, quando o exercício tem alta intensidade.  Afinal sair do sedentarismo e colocar o corpo em movimento causa muitos impactos.

Por isso, o teste ergométrico é um dos principais exames, para quem quer fazer exercícios com tranquilidade. Veja para que serve o exame. E porque é extremamente importante realizá-lo, antes de iniciar uma rotina de exercícios.

Para Que Serve o Teste Ergométrico?

Esse exame serve para avaliar como é o funcionamento cardiovascular, durante o esforço físico. Então, através do teste é possível detectar doença arterial coronária e também a capacidade respiratória. Assim como outras doenças do sistema cardiovascular como arritmias.

Realize-se o exame enquanto o paciente está andando ou correndo sobre uma esteira ergométrica. Dessa forma, é possível analisar como se comportam a frequência cardíaca, a pressão arterial e também a respiração. Essa avaliação abrange os diferentes níveis de intensidade da esteira. Então, o paciente deve acompanhar os níveis até chegar em seu limite de forma confortável.

Através do eletrocardiograma, é possível observar como o sistema cardiorrespiratório se comporta antes, durante e depois de esforço. A partir disso, o médico consegue determinar se o paciente pode realizar atividades físicas e quais são as mais indicadas.

Quanto Tempo Dura o Teste Ergométrico?

Na maioria dos casos, a duração total do exame é de aproximadamente 45 minutos. Esse tempo é dividido entre o momento de preparo do paciente para a colocação dos eletrodos. Depois dessa etapa, realiza-se o eletrocardiograma em repouso, que dura cerca de 20 minutos.

Posteriormente, o paciente sobre na esteira de rolamento e fica em movimento nela por 14 minutos, no máximo, a depender do condicionamento físico. Por fim, a recuperação dura cerca de 10 minutos.

Como se preparar para o Teste Ergométrico?

Existem alguns critérios a seguir sobre a preparação do exame. Eles são necessários para a realização correta do teste e para o diagnóstico preciso. Então, veja o que você precisa fazer para se preparar para o exame da forma correta:

  • Não utilize nenhum tipo de creme, pomada ou gel no dia do exame
  • Não é permitido fumar no período de 2h que antecede o exame. Também não pode fumar 1h após o teste
  • Não pode realizar o exame de jejum. Então, faça uma dieta leve antes do teste
  • Use roupas confortáveis que permitam a movimentação e use tênis
  • Em caso de uso de medicação,  siga a orientação do médico se deve suspender o uso no dia do exame ou não
  • Exames como endoscopia ou colonoscopia não podem ser feitos no mesmo dia do teste

Qual a importância do exame?

O teste é fundamental para quem deseja fazer exercícios físicos com tranquilidade e segurança. Isso porque através dele é possível detectar diversos tipos de anormalidades no funcionamento do coração. Nesse exame, também se detecta alterações na capacidade respiratória. Entre as doenças diagnosticadas através do teste destacamos:

  • Arritmias
  • Alterações na pressão arterial
  • Doença arterial coronariana
  • Isquemia Miocárdica
  • Sopros

O teste também é capaz de avaliar doenças cardíacas já existentes. Por isso, é fundamental realizar o exame antes de fazer atividade física. Dessa forma, evita-se problemas durante a prática e minimiza riscos em pessoas com doenças. Portanto, através do laudo do teste, o médico é capaz de orientar quais tipos de exercícios que o paciente pode realizar.

Deixe um comentário