o-que-e-pilates-aereo
Categories:

Saiba o que é Pilates Aéreo e conheça seus benefícios

O Pilates é um tipo de atividade física extremamente versátil. Tanto que as suas formas mais populares são: com aparelhos ou no solo. Então, enquanto uma delas se faz em um estúdio específico a outra pode ser feita em qualquer lugar. Entretanto, há uma forma ainda mais criativa de se praticar a modalidade. Essa forma tem muitos adeptos devido a forma mais lúdica de praticar o fortalecimento muscular através do pilates. Além disso, há muitos outros benefícios nesse modalidade. Por isso, neste post, vamos falar tudo sobre o que é o Pilates Aéreo, confira!

O que é Pilates Aéreo?

Há muitos nomes para essa prática alguns deles são: Pilates suspenso, Suspensus e Pilates aéreo. Não importa o nome, afinal a prática, os objetivos e benefícios são os mesmo. Essa forma de praticar Pilates é extremamente original, pois diferente das outras, se pratica de modo suspenso.

Portanto, o pilates aéreo é uma prática de pilates feita no ar, com auxílio de tecidos ou de um columpio. Através desses acessórios é possível se equilibrar no ar para fazer os movimentos do Pilates de forma suspensa. Além disso, mesmo sendo no ar, essa forma de praticar a modalidade também é excelente para promover o fortalecimento muscular, especialmente, da região do core.

Então, a principal ideia do Pilates suspenso é envolver seu corpo com o adereço correto, como tecidos ou o próprio columpio e ficar suspenso no ar. Dessa forma, se estabelece uma maior grau de facilidade ou dificuldade dependendo do movimento.

Benefícios do Pilates Suspenso

Apostar no Pilares suspenso é sinônimo de uma aula dinâmica e divertida. Além disso, também é possível desfrutar de muitos benefícios para o corpo e mente. Por isso, se você ainda está na dúvida, veja esses bons motivos para praticar o pilates no ar, confira!

pilates-aereo-beneficios

Consciência corporal

Apenas o fato de não estar no solo já é o suficiente para que você possa desenvolver ainda mais a consciência corporal. Afinal, será preciso se atentar a todos os movimentos, entender quais são mais desafiadores e quais são mais fáceis. Consequentemente, há um autoconhecimento muito maior. Porém, ter que se colocar no tecido e lidar com ele também é algo que exige bastante atenção no próprio corpo. Por isso, essa modalidade é ótima para quem quer melhorar sua consciência corpora.

Flexibilidade

Esse tipo de Pilates também contribui muito para trabalhar e aumentar a flexibilidade do corpo todo. Isso porque é preciso usar braços e pernas para se posicionar de forma confortável no tecido. Então, esse movimento vai exigir mais esforço em termos de alongamento.

Fortalecimento do Core

Toda prática de Pilates tem como principal objetivo o fortalecimento do core. Então, neste caso não seria diferente! A prática do suspensus faz com que a concentração nas respirações seja maior durante os movimentos. Sendo assim, há um trabalho bastante intenso para concentrar a força nessa região central do corpo: o core. E, isso é excelente! Afinal, há muitos benefícios em ter essa parte do corpo forte.

Alinhamento do corpo

Quem busca uma postura melhor e também o alívio das dores por má postura vai encontrar no Pilates suspenso uma atividade excepcional! Isso porque todos os movimentos se baseiam em um alinhamento pleno do corpo. Então, progressivamente isso traz uma postura melhor, através do alinhamento corporal.

Maior concentração

Ficar suspenso pode até ser muito divertido, mas não é tão fácil quanto parece. Também não é algo impossível! Mas é indispensável ter uma boa capacidade de concentração durante a prática. Afinal, é necessário se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo: tecido, postura, respirações. Por isso, também é um excelente exercício para trabalhar a concentração.

Alívio da sobrecarga na coluna

Por fim, fazer o exercício de fortalecimento muscular no ar é muito vantajoso para quem busca amenizar o impacto. Isso tira a sobrecarga da coluna e também das articulações. Por isso, essa modalidade é bastante popular entre grávidas e também idosos.

Então, se você quer tentar algo novo, divertido e cheio de benefícios para o corpo e para a mente, o Pilates Aéreo pode ser uma boa escolha!

Deixe um comentário