malhar-em-casa-iniciante
Categories:

Malhar em Casa – Tudo Que Um Iniciante Deve Saber

Durante a pandemia, muitas pessoas se atentaram para os benefícios que a atividade física pode trazer. Um corpo em movimento significa menos dores, menos estresse, menos ansiedade. Além disso, a melhoria do condicionamento físico traz apenas impactos positivos. Por isso, mesmo longe das academias, muitas pessoas se preocuparam em dar um jeitinho em casa mesmo. Mas antes de malhar em casa, é preciso ficar de olho em uns pontos super importantes. Então, é sobre isto que vamos falar neste post!

Infelizmente, você é sedentário, mas não apenas por opção. São tantas tarefas do dia à dia para fazer. Além disso, a jornada de trabalho ocupa um tempo enorme do seu dia. Entretanto, em um cenário de home office, você percebeu que os exercícios cabiam na sua agenda. Mas por onde começar? Qual exercício fazer? O que usar? São muitas dúvidas e isso é completamente normal.

Não há muitos segredos em malhar em casa. Entretanto, é preciso saber alguns pontos importantes antes de treinar. As dicas para o período do treino e pós treino também são preciosas. Por isso, se você já tem a força de vontade para começar, veja o que precisa saber antes de malhar em casa:

Tenha o check up em dia

Não comece uma rotina de treinos sem saber que está tudo bem com sua saúde. O ideal é pelo menos ter um check up atualizado. Especialmente, no que diz respeito aos exames cardíacos. A atividade física exige esforço do corpo. Por isso, é indispensável se consultar com um médico, antes de fazer qualquer tipo de exercício. Dessa forma, você evita problemas e pode malhar em casa com segurança.

Tenha orientação de um profissional

O segundo ponto é ter orientação de um profissional especializado. Então, não saia fazendo qualquer tipo de exercício ou movimento. Prefira acompanhar profissionais de educação física, já que eles sabem exatamente quais exercícios fazer.

Caso seja uma possibilidade, ter um acompanhamento de personal trainer, mesmo que de forma virtual, faz toda diferença quando se é iniciante. Atualmente, há uma série de aplicativos, que possibilitam marcar  treinos com personal, por preços bem acessíveis. Se você não tem condições para investir em um serviço desse, acompanhe personal trainers de sua confiança nas redes sociais.

Não pule o aquecimento e o alongamento

É muito importante começar um treino com um aquecimento. Apenas dessa forma seu corpo entende que está se preparando para o movimento. Então, como o próprio nome diz, o corpo começa se esquentar para a atividade. Além disso, finalize os treinos se alongando, para evitar as dores posteriores. Essas etapas são fundamentais para malhar em casa!

Comece devagar a malhar em casa

Outro ponto importantíssimo para malhar em casa é começar devagar. Apesar da empolgação que dá no primeiro momento, é preciso pegar leve! Ninguém vira atleta do dia pra noite, o corpo vai se condicionando aos poucos e os resultados melhoram dia após dia. Por isso, se você é iniciante, nada de querer pegar pesado logo no primeiro dia que malhar em casa.

Use roupas e calçado apropriados

Mesmo estando em casa, é necessário escolher roupas e calçados corretos para malhar. As roupas devem ser confortáveis e permitir o movimento. Além disso, também por uma questão de segurança é melhor evitar roupas que machucam como peças com botões grandes, etc. Também faz parte do vestuário o calçado. Então, dê preferência para os tênis com bom amortecimento. Dependendo da atividade, o melhor é fazer sem calçado, como o Yoga e o Pilates.

Hidrate-se com frequência

Beba água ao longo do dia e também enquanto se exercita. Se manter hidratado é fundamental para malhar em casa. Dessa forma, você recupera um pouco o cansaço e faz exercícios com mais segurança.

Respeite seu limite

Também é importante ouvir os sinais do corpo, quando decide malhar em casa. Caso tenha dores ou qualquer desconforto, o exercício deve ser interrompido. Especialmente, se você estiver sem um profissional da educação física ao seu lado. Não force os limites, lembre-se que é apenas o início de uma jornada.  Então, a cada dia você vai se superar, pouco a pouco.

Aumente o tempo progressivamente

No começo o melhor é dedicar apenas alguns minutos de exercício leve por dia. Então, posteriormente, quem malha em casa pode aumentar o tempo. Mas, claro, sempre respeitando os limites. Por isso, a hora de aumentar o tempo de exercício vai ser apenas quando aquela rotina se tornar muito fácil para você.

Se alimente bem para malhar em casa

Assim como beber água é fundamental, comer bem também é! Isso não significa comer exageradamente. Mas sim, comer de forma equilibrada, sem pular refeições. Inclusive, a combinação da rotina alimentar saudável e dos exercícios contribui para melhorar o condicionamento e para emagrecer.

Prefira os exercícios mais leves

Para malhar em casa e sair do sedentarismo, você deve optar por exercícios leves. Caso veja aulas mais puxadas, sempre fique com a opção leve. Além disso, simplesmente com exercícios simples como corrida estacionária, abdominais, flexões e agachamentos, já dá para sair do sedentarismo, respeitando o fato de você ser iniciante.

Acessórios podem ajudar a malhar em casa

Uma motivação extra para malhar em casa são os acessórios. Então, se você está começando agora, alguns itens simples podem te ajudar muito. Por exemplo, os tapetes Mat, a bola de pilates, os elásticos mini bands e as cordas são boas opções para um treino em casa.

Reforce o hábito de malhar em casa

Por último, o grande segredo para malhar em casa é não desistir! Para isso, você precisa criar e reforçar o hábito. Então, é melhor treinar poucos minutos por dia, com uma boa frequência semanal, do que treinar pesado 4 vezes ao mês. Por isso, mesmo nos dias em que o cansaço bater, treine pelo menos um pouquinho. Aos poucos você verá que vale muito a pena!

Leia também: Treino Rápido em Casa Para Não Perder o Ritmo!

Deixe um comentário