Se você tem dores na região lombar ou se pratica pilates, provavelmente, já ouviu falar sobre a região do core. Apesar do termo ser famoso, muita gente não entende direito onde é o core e qual é sua importância. Por isso, neste post vamos falar sobre o que é mais importante em relação a região do core. Confira!
Core é um tema em inglês e uma das suas traduções mais comuns é “núcleo”. Então, quando o assunto é exercício e falamos de core, nos referimos à região central do corpo. Sendo assim, core é justamente o centro do corpo.
E, se é o centro significa que é a região que estabiliza o corpo. Por isso, é tão importante manter ela totalmente fortalecida para um melhor bem estar do corpo e também para a prevenção de dores.
Mas, antes de falar sobre o processo de fortalecimento, entenda um pouco mais o que é a região.
O que é o core?
O core é um conjunto de músculos que atua diretamente no equilíbrio do corpo. Então, a região compreende músculos do abdômen, da pelve, da lombar e do quadril. No geral, a região do core tem 29 pares de músculos.
Para entender melhor, esses músculos ficam em torno da região da lombar e também do tronco. Por esse motivo, também é importante manter eles bem forte, para evitar dores nessas partes do corpo. Além disso, por ser o centro da gravidade do nosso corpo, o core não pode ser esquecido nos treinos.
Benefícios de treinar o core
Entender que o core é a parte central do corpo, confere uma importância ainda maior para a região. Afinal, são esses músculos que estabilizam todo o resto do nosso corpo.
Então, não há dúvidas de que devemos manter essa região sempre forte. Além disso, ter o core fortalecido traz muito benefícios para o corpo, veja:
- Mais estabilidade para a coluna
- Postura melhor
- Mais facilidade para os movimentos do dia a dia
- Mais equilíbrio
- Abdômen mais tonificado
- Evitar lesões
- Prevenção de dores na região lombar
Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que o treinamento dessa região oferecem. Por isso, durante os treinos é fundamental incluir exercícios para a região.
Inclusive, você pode tonificar essa parte do corpo em alguns tipos de treinamentos e também com alguns exercícios específicos. Também, vale a pena contar com o apoio de alguns acessórios fitness que são poderosos para o fortalecimento do core.
Exercícios de treinamento para o core
Então, se você quer tonificar a região de uma vez por todas, para desfrutar todos os benefícios de um core fortalecido, veja alguns exercícios que contribuem.
Ao treinar com constância e foco, com certeza em alguns meses, você já perceberá os impactos dos exercícios para o core. Confira:
Pilates
A prática de pilates é bastante poderosa para o fortalecimento do corpo de forma geral. Porém, como também trabalha bastante com a respiração em exercícios de força, o pilates também fortalece bastante a região. Por isso, a prática é excelente para quem busca fortalecimento e mais estabiliade.
Prancha
Esse é com certeza o melhor exercício para tonificar e fortalecer a região. Através do exercícios isometrico da prancha é possível trabalhar a região de forma geral e ter ótimos resultados.
Entretanto, é preciso manter a postura correta e sempre focar em manter “o umbigo para dentro” para que o exercício realmente te leve aos objetivos de fortalecimento.
Roda abdominal
Por fim, uma boa forma de treinar o core é através dos exercícios com a roda abdominal. Esse acessório contribui muito para fazer os movimentos de maneira correta e concentrando todo o esforço de forma local nesta região. Por isso, se você tem dificuldades para fazer a prancha, a roda abdominal pode te ajudar a fortalecer o núcleo do corpo da maneira correta.
E, lembre-se melhor que treinar em grandes quantidades é treinar com qualidade. Então, mesmo que você faça poucos minutos de prancha, foque em manter a postura correta. Isso com certeza vai fazer toda diferença para que seu core se torne cada vez mais forte.