musica-e-exercicio-fisico
Categories:

Música e Exercício Físico – Entenda a Relação

Muitos praticantes de atividade física usam fones de ouvido durante os exercícios. A música também está sempre presente nas academias. Desde a música lenta até as versões mais ritmadas. Vai depender muito da atividade. Mas por que será que existe essa relação entre música e exercício físico? Isso é que vamos explicar neste post, confira!

O som vibrante e potente está sempre presente nas academias. Seja nos treinos de musculação ou ginástica sempre existe uma música para acompanhar. Você já se imaginou praticando atividade física no silencio absoluto? Parece meio estranho não é mesmo? Isso ocorre porque os fones ou o som de fundo já se tornaram parte do conjunto essencial para malhar.

Entretanto, apesar de parecer meio óbvia a relação entre música e exercício físico há muitos fatores envolvidos. Além da música trazer aquela animação que falta, ela também tem outros impactos para quem treina. Esses impactos variam e são muito benéficos no momento de se exercitar. Por isso, vamos mostrar como a música atua durante os treinos:

Música e Exercício – Capacidade de Anestesiar

Durante os exercícios, hormônios como endorfina são estimulados. Com isso o corpo desfruta de uma sensação de bem estar após da atividade. A música promove uma sensação similar no corpo. Então, ouvir músicas durante os exercícios físicos traz um efeito anestésico para o praticante.

Sendo assim, os estímulos das atividades que trazem dor, por exemplo, são ignorados. Assim, quem se exercita encontra mais foco nos movimentos e menos no que é desagradável.

Menos cansaço, mais prazer

O cansaço diminui ao ouvir música  durante os exercícios físicos. Isso ocorre especialmente nos exercícios com menor intensidade. O impacto da música no corpo é que a partir da concentração no movimento e na música ao mesmo tempo.

Com isso, há um tipo de desligamento do corpo da sensação de dor e do esforço. Então, o praticante se exercita com menos dor e consequentemente mais prazer. Afinal, sua percepção também está na música.

Altera a percepção e as sensações

Um dos grandes benefícios da relação entre música e exercícios físicos é a alteração da percepção. Então, o esforço que produz cansaço ganha um novo significado. A música faz com que haja um tipo de desconexão do tempo. A percepção do esforço se altera e o cansaço diminui. Com isso, há mais disposição para continuar e não desistir. Além disso, a música também confere uma espécie de sensação de superação aos treinos.

Melhora da performance

Como a dor, o esforço intenso e o cansaço são menos percebidos pelo corpo ao ouvir música a performance melhora. Então, ao se desconectar desses fatores vinculados ao exercícios o aproveitamento é melhor. Há um foco maior nos movimentos e não no esforço. Isso faz com que a performance seja melhor.

Música e Exercício Físico – Impactos no corpo

Há impactos físicos e também emocionais ao ouvir música nos treinos. Então, a música atua diretamente no estado de ânimo, alivia a ansiedade e espanta o tédio. Enquanto o corpo sente dor, a música serve como um tipo de distração.

Então, com isso ela é uma espécie de motivador. Se o cansaço faz ter vontade de parar, a música é um estímulo para sempre continuar. Além disso, a música traz impactos como efeito relaxante e redução dos níveis de estresse.

Diminuição da dor

Na verdade, a música não é capaz de de desvincular a sensação da dor e diminuir a percepção da mesma. Então, ela desempenha o papel de estimulante. Enquanto o cansaço faz o corpo querer parar, a música tem efeito oposto. Ela não diminui fisicamente a dor, mas altera a percepção das sensações desagradáveis.

Então, a relação da música e exercício físico é super positiva. Ela traz uma melhoria no desempenho. Além disso, altera a percepção da dor e do cansaço. Também pode ser um estímulo para dar o passo inicial na atividade física.

Entretanto, é preciso tomar o cuidado de escolher as músicas corretas. Afinal, dependendo do tipo de som, o efeito pode ser contrário! Então, escolha a playlist correta para exercícios e bora malhar!

Referências

MARTINS, C. O. A influência da música na atividade física. 1996. Monografia de conclusão de curso – Centro de Desportos – Universidade Federal de Santa Catarina. 1996.

SANTOS, M. O. S. Exercício físico e música: uma relação expressiva. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 13, n. 122, 2008

ZANOLLI, J. Na Velocidade Do Som. Runner’s World. pp. 58-63. 2010.

Deixe um comentário