Musculação Emagrece ou Engorda?
Categories:

Musculação Emagrece ou Engorda?

A musculação é um treino de força. Os músculos são submetidos aos diversos exercícios, para que se fortaleçam. Através da resistência proposta pelos aparelhos e equipamentos como barras, super bands, elásticos extensores, os músculos precisam fazer força. Por meio desse estímulo, eles se tornam cada vez mais fortes. Entretanto, uma dúvida que surge para muitas pessoas, é se o treino de musculação emagrece ou engorda? 

Essa dúvida é bastante comum, porque ao malhar os músculos podem aumentar de tamanho e deixar o corpo visualmente maior. Por outro lado, há pessoas que ficam com o corpo mais magro, após meses de musculação. Então, nesse post, vamos falar sobre esse tipo de treino, quais são seus efeitos no corpo e sobre seus benefícios. Veja!

Musculação engorda?

Essa pergunta pode parecer um pouco inapropriada. Afinal, é bem estranho associar uma atividade física e o combate ao sedentarismo ao fato de engordar. Porém, algumas pessoas pensam sobre isso, justamente, porque após um tempo fazendo musculação, pode ser que, aparentemente, seu corpo fique maior. 

musculacao engorda
O peso pode aumentar devido a definição muscular

Outro ponto que faz essa dúvida surgir é que o peso também pode aumentar, quando se faz um programa de treinamento de musculação frequente. Entretanto, esses dois fatores nada tem a ver com o fato de engordar, quando esse termo se refere ao aumento de gordura corporal. É justamente o contrário. O corpo pode sim pesar mais na balança, mas isso se dá, porque os músculos são mais pesados que a gordura. 

Sendo assim, quem faz musculação com frequência, e notou uma mudança em seu peso, pode ficar feliz. Provavelmente, isso está relacionado ao aumento de massa magra e até a diminuição da gordura. Por isso, fazer musculação pode até aumentar o peso na balança, mas não significa que a pessoa está engordando e sim trocando gordura por massa magra. 

Musculação Emagrece?

Essa atividade traz muitos benefícios, entre eles, a musculação emagrece de forma saudável, desde que seja combinada a uma dieta recomendada por profissional.  O emagrecimento através da musculação se dá de uma forma bastante saudável e harmônica. Isso porque o corpo queima muitas calorias quando o músculo está em esforço. 

Dessa forma, é combinado o gasto calórico, para compensar o esforço, e o fortalecimento do tônus muscular. Sendo assim, o fortalecimento muscular, através dos treinos de musculação, contribui para que haja uma diminuição da gordura e aumento dos músculos, ou seja, da massa magra. 

musculacao-ajuda-emagrecer
Além de queimar calórias, a musculação ajuda a ganhar massa magra

O ponto chave sobre a relação entre musculação e emagrecimento é que os resultados aparecem gradualmente, após meses de treinos e muita dedicação. Por isso, quando a musculação é comparada aos exercícios aeróbicos, pode parecer que o processo de emagrecimento é mais árduo. Mas na verdade, apesar de ser um pouco mais lento, ele também é bastante efetivo. 

Benefícios da musculação

Além de emagrecer, ter uma musculatura fortalecida também é sinônimo de muitos outros benefícios, como a prevenção de dores no corpo, especialmente na coluna, problemas nas articulações e até doenças cardiovasculares como hipertensão e diabetes. Além disso, a musculação também ajuda a trabalhar com todos os grupos musculares. 

Apesar da musculação ser bastante eficiente para o processo de emagrecimento, redução da gordura corporal e aumento da massa magra é fundamental consultar um médico antes de iniciar os treinos. Também é preciso ter as orientações de um profissional de educação física, para a execução correta dos movimentos durante o treino, para evitar lesões e outros tipos de dores. 

E lembre-se tanto o emagrecimento, quanto o ganho de massa magra são frutos da combinação de exercícios físicos e mudanças de hábitos alimentares. Por isso, o ideal é acrescentar a musculação em sua rotina, como algo que seja mesmo parte do seu estilo de vida e não apenas um caminho para alcançar um objetivo específico.

Deixe um comentário