mitos-sobre-atividade-fisica
Categories:

Mitos Sobre Atividade Física – Descubra 8 Impressionantes!

É preciso coragem para iniciar uma rotina de treinos. Posteriormente, incorporar de uma vez por todas a atividade física em sua vida. O principal é entender o que te motiva mais. Também, saber quais são seus objetivos, ao pensar em acrescentar exercícios em seu dia à dia. Isso porque muitos mitos são ditos em torno das atividades físicas. Por isso, nesse post, vamos mostrar 8 Mitos sobre Atividade Física. Dessa forma, suas expectativas e objetivos poderão estar melhor alinhados, ao decidir se exercitar com frequência, confira:

Mitos sobre Atividade Física – Suar Emagrece

Ao praticar atividade física é natural transpirar. Entretanto, algumas pessoas suam muito mais que outras, devido as características de seu próprio organismo. Porém, está muito enganado quem pensa que suar horrores é sinônimo de emagrecimento. Ao suar, há uma grande perda de água ou desidratação no corpo.

Porém, o emagrecimento só vai acontecer mesmo, no momento em que se queima mais calorias. Então, a perda de peso não vai ter nenhuma relação com a quantidade de suor. Mas sim com a quantidade de calorias queimadas.

Por isso, a combinação entre alimentação e exercícios é a melhor maneira para perder peso. Afinal, você passa a queimar mais calorias do que está ingerindo, com isso, o corpo passa a “retirar” as calorias que faltam das reservas e gordura presentes em nosso corpo e com isso há o emagrecimento.

Treinar na Academia é Melhor

As academias possuem estruturas, equipamentos e profissionais especializados para te conduzir a uma jornada de exercícios completa e de acordo com os seus objetivos. Apesar disso, e de outras facilidades que a academia oferece, na prática não há diferenças entre treinar na academia, em casa ou em outro ambiente.

Isso porque o principal vai ser a sua determinação em estabelecer horários e cumpri-los combinada à uma boa execução dos movimentos propostos. Então, os benefícios da atividade física podem ser alcançados seja na academia ou em casa.

É Melhor Fazer Atividade Física em Jejum

Apesar de alguns pesquisadores indicarem a prática de exercícios físicos em jejum para aumentar o estímulo da queima de gordura e até mesmo da hipertrofia, essa prática não funciona da mesma forma para todas as pessoas.

Há controvérsias sobre esse tema, então antes de sair realizando atividade física em jejum, o ideal é procurar um especialista para verificar se há  indicação e também estabelecer um acompanhamento a longo prazo.

Atividade Física Serve Para Emagrecer 

Esse é um dos principais mitos sobre a atividade física. Primeiro, porque ele limita os diversos benefícios que a atividade física proporciona. Além disso, a atividade física só ajuda em um processo de emagrecimento, quando ela é combinada com uma alimentação mais equilibrada e saudável.

E também com a incorporação de outros bons hábitos, como a melhoria do sono. Inclusive,  a atividade física contribui para o gasto calórico sim. Por outro lado, ela também pode ajudar a ganhar peso, como é o caso de ganho de massa ou hipertrofia.

Exercícios 2 vezes na Semana Deixa em Forma 

Com certeza é melhor se exercitar duas vezes na semana do que nenhuma vez. Então, se sua realidade só te permite conseguir treinar por dois dias, ok! Porém, o ideal é que se crie o hábito de treinar pelo menos 3 vezes na semana. Essa é uma boa quantidade de treinos, especialmente, para as pessoas iniciantes.

 É o Melhor se Exercitar de Manhã

Fazer atividades físicas pela manhã traz uma série e benefícios, como uma maior disposição para seguir com as outras atividades do dia, ânimo, sensação de dever cumprido e até mesmo uma melhor regulação do sono. Porém, isso não significa que seja melhor treinar de manhã. O horário para praticar atividades físicas depende muito mais da sua disposição e de que momento melhor dentro da sua rotina!

Sentir Dor é Sinônimo de Exercício Bem Feito

Ao trabalhar os músculos é normal ter um pouco de dor, devido ao esforço do músculo. Entretanto, sentir dor intensa ao treinar ou após o treino não é sinal de exercício bem feito. Inclusive, pode ser um alerta do seu corpo para algum tipo de patologia já existente em determinada região ou de um movimento incorreto. Por isso, sempre que sentir dor, comente com o profissional de educação física e se preciso for com seu médico.

Exercícios Localizados Reduzem Medidas

Os exercícios localizados são excelentes para fortalecer os músculos e queimar calorias. Mas a redução de medidas vai vir apenas a partir da dieta. Portanto, é preciso ter uma boa alimentação, enquanto há a prática de exercícios físicos.

Deixe um comentário