limpar-tapete-mat-yoga
Categories:

Limpar Tapete Mat Yoga – Descubra o Jeito Certo!

Finalmente você achou o Tapete Mat Yoga ideal para trazer mais conforto para sua prática. Ele tem ótima qualidade e contribui para melhorar a execução dos seus movimentos. Porém, após algumas práticas, você percebe que precisa realizar a limpeza do seu tapete e não sabe nem por onde começar. Afinal, os Tapetes Mat de Yoga, normalmente, são feitos de materiais como o PVC ou o TPU. Então, pode ser um pouco difícil saber com o que ou como limpar Tapete Mat Yoga sem danificá-lo, certo? Por isso, nesse post, vamos te contar exatamente como limpar seu tapete e preservá-lo sempre em bom estado. Confira!

O Tapete Mat pode ser lavado?

Muitas pessoas acham que por se tratar de pvc ou outros polímeros o tapete pode ser lavado para resolver logo o problema da sujeira. Porém, a submersão do tapete não é recomendada de forma alguma. Encharcar o tapete pode trazer implicações negativas para o produto. Inclusive, o tapete pode ser danificado se for totalmente submerso na água. Então, essa não é uma boa ideia para a manutenção de limpeza do tapete.

Pode Limpar Tapete Mat Yoga com Álcool?

Por conta do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a incorporar o álcool 70% e também a água sanitária na limpeza da casa e de diversos produtos e objetos. Especialmente, os que chegam de fora, como as compras de supermercado. Porém, esses dois produtos podem trazer impactos não desejados para o tapete. Eles podem originar manchas e outros tipos de marcas. Além disso, o álcool e a água sanitária podem provocar danos maiores como desgaste de determinadas partes do seu tapete. Por isso, essa também não é uma boa opção para limpeza do seu tapete.

Forma Segura para Limpar Tapete Mat Yoga

Sabemos que com o tempo, além do suor que se acumula na superfície, o tapete também pode sujar por conta do apoio dos pés e das mãos ou até mesmo com poeira do dia à dia. Por isso, é extremamente importante limpá-lo, até mesmo para aumentar seu tempo de uso.

A forma mais segura de fazer a limpeza é apenas com água e um pano limpo. Para isso, umedeça o pano limpo apenas com água e faça movimentos suaves pela superfície do tapete, até que a sujeira seja removida. Lembre-se de que é muito importante ter delicadeza durante o movimento, pois a pressão sob o tapete também pode danificá-lo.

Então, para preservar seu tapete limpo, a dica que damos é limpá-lo com pano úmido, apenas com água, sempre que terminar sua prática. Dessa forma, a sujeira irá ser removida facilmente e não se acumulará na superfície do tapete.

Dicas Para Preservar Tapete Mat

Além disso, você pode deixá-lo secando na sombra durante alguns minutos. Vale também lembrar que apesar do tapete poder ser utilizado no sol, sua exposição ao calor por muito tempo pode danificá-lo, provocando rachaduras e desgastes de seu material. Por isso, após a limpeza o recomendado é que ele fique secando na sombra.

Outra boa dica para preservar o bom estado e de como limpar tapete mat yoga por mais tempo é lembrar de enrolá-lo para dentro e para fora, de forma alternada. Porque se o tapete sempre for enrolado para o mesmo lado, ele pode começar a ficar marcado ou com as extremidades viradas.

como limpa tapete mat yoga
Lembre de alternar os lados de enrolar o mat

Também é possível conservar o tapete fazendo todas as práticas sem nenhum tipo de calçado ou meias. Isso porque os tapetes de yoga são feitos com um material macio, para que a prática seja mais confortável.

Sendo assim, qualquer tipo de calçados ou meias pode marcar a superfície do tapete. Por isso, prefira ficar descalço durante todas as suas práticas e preserve o bom estado do seu mat por muito mais tempo!

Deixe um comentário