kit-funcional
Categories:

Como Montar um Kit Funcional Prático?

Treino funcional ou ginástica funcional, com certeza você já ouviu falar sobre isso. Se quiser suar bastante e queimar muitas calorias essa é uma ótima escolha. A academia é a melhor opção para esse tipo de treinamento. Entretanto, também dá para fazer o treino em casa. Então, nesse post vamos mostrar como montar o Kit Funcional. Dessa forma, você poderá se exercitar em qualquer lugar. Confira!

Um bom treino funcional é aquele que trabalha com os padrões de movimentos naturais. Então, o treino tem como principais pilares:

  • Postura
  • Fortalecimento
  • Resistência
  • Flexibilidade

A ginástica traz todos esses aspectos a fim de promover um melhor funcionamento dos movimentos naturais do corpo. Com o desgaste do dia à dia, má postura ou repetição de movimentos, o corpo manifesta dores, fadiga, mal estar. Então, o exercício funcional atua justamente para melhorar os movimentos. Sendo assim, há por consequência uma melhoria da qualidade de vida.

Por isso, trabalhar os movimentos, a partir desses aspectos é algo super importante para o bem estar. Dessa forma, com o programa de treino ideal, o condicionamento físico se mantem ótimo! Então, você evitará muitas dores. Também se sentirá muito melhor, ao realizar atividades simples, como erguer algo pesado.

O que é Treinamento Funcional?

Esse tipo de treino se originou na fisioterapia. A realização dos movimentos tinha o objetivo de promover a reabilitação. Dessa forma, pessoas lesionadas recuperavam a capacidade, para exercer os movimentos físicos cotidianos com naturalidade.

Posteriormente, o exercício ganhou popularidade, também entre as pessoas que buscam aprimorar o condicionamento físico. Além disso, esse treinamento também contribui muito para o emagrecimento.

o-que-e-treino-funcional

O ponto inicial do treino funcional é fortalecer a região do core. Afinal, ela é responsável pelo bom condicionamento das outras partes do corpo. Isso porque ela é a região central que compreende abdômen, lombar e também pelve.

Então, nesses treinos o primeiro objetivo é fortalecer essa região. Uma vez que ela estabiliza todo corpo. Depois, trabalha-se o fortalecimento e resistência dos membros superiores e inferiores. Por isso, o programa de treinos é tão completo e eficiente.

Além disso, o treinamento prioriza o aprimoramento dos movimentos presentes nas atividades do dia à dia.

Treino Funcional em Casa

Por conta de sua intensidade, o ideal é realizar o treino funcional nas academias. Porém, com o kit funcional correto e a orientação profissional dá para fazer esse treino em casa! Inclusive, é até um incentivo a mais por ser uma atividade bastante dinâmica.

A principal dica para um bom treino funcional em casa é seguir uma lista de exercícios. Lembre-se de ter acompanhamento médico e também de um profissional de educação física. Dessa forma, será possível desfrutar todos os benefícios do treino funcional. Especialmente, a melhora do condicionamento físico.

Como montar um Kit Funcional?

Então, por conta de seus objetivos, um bom treino funcional só pode ser feito com os acessórios certos. Nesse caso, é necessário compor o kit funcional com os equipamentos que trabalham agilidade, coordenação motora e resistência. Então, os principais itens do Kit Funcional são:

Esses são itens importantes para trabalhar a partir das principais atribuições do treinamento funcional. Além disso, esses acessórios são fundamentais para um treino completo. Entretanto, nem sempre é possível investir em todos os itens. Por isso, os Kits Funcionais prontos são super práticos e ótimas opções também.

kit-funcional-completo-para-treino

Na Yangfit você encontra diversos acessórios para o Treinamento Funcional. Por isso, se você busca um treino completo e que vai melhorar sua disposição, aposte no funcional!

Referência

Novaes J. Condicionamento físico e treino funcional: revisando alguns conceitos e posicionamentos. 4º Simpósio Internacional de Força & Condição Física. Rio de Janeiro. 2014.

Deixe um comentário